Cultura

Exposição “DENSO” promove união da região de Coimbra

Tiago Paiva

Mostra reúne territórios de baixa densidade pela arte. Vice-presidente do IPC acredita que artistas locais “necessitam desta visibilidade”. Por Tiago Paiva

A exposição “DENSO – I Mostra Cultural e Artística da Região de Coimbra”, que integra o projeto Gabinetes de Inovação Regional (@GIR), encontra-se no Centro Cultural do Penedo da Saudade (CCPS) entre os dias 14 de março e 6 de abril. A mostra conta com uma agenda paralela e resulta da colaboração do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) com a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra. A mentora do “DENSO”, Érica Castanheira, também vice-presidente do IPC, considera que a equipa pretende “descentralizar o politécnico na região de Coimbra”.

O projeto @GIR ambiciona estabelecer união entre os diferentes territórios de baixa densidade da região de Coimbra através de atividades e exibições artísticas conjuntas. Segundo a mentora da mostra, a equipa formada por técnicos de diferentes áreas, como a Gestão e a Animação, procura “dinamizar um trabalho de cooperação com as entidades das áreas em que atuam”. Neste âmbito, o @GIR proporciona estágios, projetos de investigação e eventos temáticos às regiões afastadas do centro. A iniciativa conta com o apoio de Associações de Desenvolvimento Local, do Instituto do Emprego e Formação Profissional e do Turismo do Centro.

“DENSO – I Mostra Cultural e Artística da Região de Coimbra” contém uma atmosfera “cultural e artística dos territórios, concentrada apenas num espaço”, atenta Érica Castanheira. As peças aludem à temática “terra” e estabelecem ligação com as peculiaridades dos territórios e dos artistas residentes. O @GIR e a CIM tencionam promover uma “perspetiva una da região” através da “mistura entre artistas mais conhecidos na praça e outros ainda emergentes”. Nesse seguimento, a vice-presidente do IPC acredita que os artistas que integram a obra “necessitam desta visibilidade”.

Além da exposição no CCPS, o programa “DENSO” envolve outras vertentes artísticas como o teatro, a poesia, o cinema e a música. Érica Castanheira destaca que, em parceria com o festival Quinta com Curtas, está agendada uma sessão de curtas-metragens na Praia da Tocha, para o dia 16 de março. No dia 21 do mesmo mês, vai-se celebrar o Dia Mundial da Poesia com uma “Roda de Poesia”, onde artistas da Figueira da Foz e de Arganil vão declamar obras originais.

Bartolomeu Paiva, Cristina Faria e Nuno Chuva Vasco são os elementos do grupo de curadoria da exibição. Quanto à receção por parte do público, Érica Castanheira espera contar com a adesão dos estudantes de Coimbra, e acrescenta que “seria um ponto de encontro muito interessante entre eles e as ligações afetivas das terras representadas”. Remata que o que move este projeto é a “dedicação de todos as pessoas envolvidas e o seu propósito de união para que a região de Coimbra seja um todo, e não só 17 concelhos”.

Por Tiago Paiva
To Top