Cidade

Estudo sobre insuficiência cardíaca vai passar pela região de Coimbra

Luísa Rodrigues

Unidade móvel tem intenção de recolher dados cardiológicos. Coordenador salienta importância de “conhecer panorama da doença”. Por Luísa Rodrigues.

Coimbra, entre os dias 2 e 10 de março, vai participar no projeto Portuguese Heart Failure Observational Study (PORTHOS), através de uma unidade móvel estacionada na Praça da Canção. Esta iniciativa tem a intenção de conhecer o número de pessoas que sofrem de insuficiência cardíaca em Portugal. O camião tem percorrido diferentes regiões do país e, na zona centro apenas, estimam-se cerca de 1016 participantes.

O coordenador nacional do projeto, José Luís Cardoso, professor na Universidade do Porto, refere que os estudos sobre este tema foram publicados há mais de 20 anos. Neste sentido, explica que como “as condições epidemiológicas e os hábitos de vida alteraram-se”, os dados acerca da insuficiência cardíaca são diferentes. Assim, a intenção é conseguir uma amostra representativa da população para perceber a prevalência desta doença em Portugal. Para isso, os residentes vão ser contactados e convidados a participar através do centro de saúde da sua região.

Acerca da relevância do estudo, o coordenador destaca a “importância de conhecer o panorama da insuficiência cardíaca”. Para o professor, apenas assim é possível “alinhar políticas de saúde”, “aumentar o conhecimento nesta área” e uma “melhoria nos cuidados de saúde”. José Luís Cardoso salienta ainda o aumento da mortalidade associada a esta doença.

Em termos organizativos, este projeto foi promovido pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia, a Nova Medical School e pela AstraZeneca. Por fim, o coordenador do projeto deixa um apelo para a importância de a população “aumentar a sua literacia acerca da insuficiência cardíaca”.

To Top