Ensino Superior

ENED discute direito penal na “Casa dos Penalistas”

Fotografia cedida por Maria Soares

Organização destaca importância destes eventos para saídas profissionais. Programa conta com visita pelo centro histórico da cidade e atuação de tunas da casa. Por Mariana Neves e Maria Inês Pinela

O Encontro Nacional de Estudantes de Direito (ENED) realiza-se este ano em Coimbra, entre 14 e 16 de abril. Este evento é organizado pelo Conselho Nacional de Estudantes de Direito (CNED) em parceria com o Núcleo de Estudantes de Direito da Associação Académica de Coimbra (NED/AAC). A edição deste ano tem o mote de “promover a cultura coimbrã em todas as suas vertentes”, sublinha o presidente do NED/AAC, Rafael Assunção. 

O intuito deste encontro é “juntar estudantes de direito de todo o país” refere a vice-presidente externa do CNED, Maria Soares. O evento vai contar com sessões formativas a nível jurídico e também tenciona promover o convívio entre os participantes, acrescenta. Rafael Assunção sublinha que o programa vai contar com “uma visita pelo centro histórico da cidade” e com “a atuação de várias tunas da casa”.

A última edição sediada em Coimbra contou com a presença de cerca 400 participantes, informa Rafael Assunção. No entanto, nos últimos dois anos, a adesão ao ENED diminuiu. O presidente do NED/AAC acredita que “a pandemia afetou bastante o sentimento de presença quase obrigatória no ENED”.

Com o programa ainda em aberto, Maria Soares destaca o tema do direito penal como pauta obrigatória, uma vez que  a escola de direito de Coimbra é conhecida como “Casa dos Penalistas”. Nesse âmbito, destaca a presença de docentes da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra como a doutora Anabela Miranda Rodrigues e a doutora Ana Rita Alfaiate a nível de direito penal. Também da casa, os doutores Eduardo Figueiredo, Sandra Passinhas e Mafalda Miranda Barbosa vão dar uma palestra de responsabilidade civil médica.

Ambos destacam a importância deste tipo de evento pelo seu carácter “mais prático”, dado que o curso de direito “tende a assumir uma vertente mais teórica”. Além disso, enfatizam ainda a primazia destes eventos pela oportunidade de conhecer várias saídas profissionais, já que, “muitas vezes, um estudante de direito acaba a licenciatura e não sabe o que fazer”, acrescenta Rafael Assunção. O presidente do NED/AAC reforça que o ENED está aberto a todos os que quiserem participar e não é apenas um evento exclusivo a estudantes de direito. As inscrições estão abertas até dia 13 de abril.

To Top