Organização destaca importância destes eventos para saídas profissionais. Programa conta com visita pelo centro histórico da cidade e atuação de tunas da casa. Por Mariana Neves e Maria Inês Pinela
O Encontro Nacional de Estudantes de Direito (ENED) realiza-se este ano em Coimbra, entre 14 e 16 de abril. Este evento é organizado pelo Conselho Nacional de Estudantes de Direito (CNED) em parceria com o Núcleo de Estudantes de Direito da Associação Académica de Coimbra (NED/AAC). A edição deste ano tem o mote de “promover a cultura coimbrã em todas as suas vertentes”, sublinha o presidente do NED/AAC, Rafael Assunção.
O intuito deste encontro é “juntar estudantes de direito de todo o país” refere a vice-presidente externa do CNED, Maria Soares. O evento vai contar com sessões formativas a nível jurídico e também tenciona promover o convívio entre os participantes, acrescenta. Rafael Assunção sublinha que o programa vai contar com “uma visita pelo centro histórico da cidade” e com “a atuação de várias tunas da casa”.
A última edição sediada em Coimbra contou com a presença de cerca 400 participantes, informa Rafael Assunção. No entanto, nos últimos dois anos, a adesão ao ENED diminuiu. O presidente do NED/AAC acredita que “a pandemia afetou bastante o sentimento de presença quase obrigatória no ENED”.
Com o programa ainda em aberto, Maria Soares destaca o tema do direito penal como pauta obrigatória, uma vez que a escola de direito de Coimbra é conhecida como “Casa dos Penalistas”. Nesse âmbito, destaca a presença de docentes da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra como a doutora Anabela Miranda Rodrigues e a doutora Ana Rita Alfaiate a nível de direito penal. Também da casa, os doutores Eduardo Figueiredo, Sandra Passinhas e Mafalda Miranda Barbosa vão dar uma palestra de responsabilidade civil médica.
Ambos destacam a importância deste tipo de evento pelo seu carácter “mais prático”, dado que o curso de direito “tende a assumir uma vertente mais teórica”. Além disso, enfatizam ainda a primazia destes eventos pela oportunidade de conhecer várias saídas profissionais, já que, “muitas vezes, um estudante de direito acaba a licenciatura e não sabe o que fazer”, acrescenta Rafael Assunção. O presidente do NED/AAC reforça que o ENED está aberto a todos os que quiserem participar e não é apenas um evento exclusivo a estudantes de direito. As inscrições estão abertas até dia 13 de abril.
