Apoio de português para estudantes internacionais na Universidade de Coimbra retomou na semana passada. Atividades são proporcionadas pela DG/AAC e integram o convívio entre envolvidos. Por Carolina Silva
Ao longo da última semana, a Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/ AAC) recuperou as aulas de apoio de português para estudantes internacionais em conjunto com voluntários que se propuseram a integrar um ambiente informal entre os envolvidos. Este projeto iniciado no ano letivo de 2021/2022 surge este ano ampliado para estudantes internacionais e estudantes refugiados.
Dan Klajnberg, organizador da atividade, afirma que teve uma “boa surpresa”, uma vez que a adesão subiu de vinte estudantes nos anos anteriores para setenta. Também revela que esta proposta promove “o convívio e o conhecimento entre si”, com um ambiente “mais de prática e integração para conhecer outras pessoas.”
Em termos de voluntários, foram abertas inscrições para a participação no apoio das aulas de português. Ao todo, 10 estudantes foram selecionados. Dan Klajnberg refere que durante as atividades os interessados “podem aprender o português do dia a dia, bem com dúvidas simples, como enviar um email a um professor”.
As aulas estão abertas de segunda a sexta a qualquer pessoa, seja estudante ou não, que “queira esclarecer alguma dúvida sem qualquer constrangimento”. As sessões decorrem às segundas, terças e quintas-feiras das 20h15 às 21h45, no auditório 1 do Student Hub, e às quartas e sextas-feiras das 15h00 às 16h30, na sala 16 do Departamento de Física.
