João Caseiro destacou simbolismo do dia por ser “Dia do Estudante”. AM contou com 261 associados efetivos e durou sete minutos. Por Luís Gonçalves e Mariana Neves
No dia 24 de março realizou-se uma Assembleia Magna (AM) Extraordinária com o objetivo de condecorar o ex-presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), Cesário Silva, como associado honorário da AAC. A AM decorreu no Auditório Central da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, com início previsto para as 18h30.
A primeira chamada ocorreu às 18h47, mas não se verificou o número mínimo de associados efetivos necessário. Na segunda chamada, às 19h15, já se registava um quórum de 253 associados efetivos, dois seccionistas e 11 convidados, dando-se assim início à AM.
A sessão iniciou com uma votação em relação à presença dos convidados, com os associados a aprovarem esta proposta, com 4 abstenções e 249 votos a favor. De seguida, como introdução da proposta de condecoração, subiu ao púlpito o presidente da DG/AAC, João Caseiro, e a irmã de Cesário Silva e chefe de Gabinete do órgão executivo, Mariana Silva.
No discurso de ambos os intervenientes, foi feita uma descrição de Cesário Silva como presidente da DG/AAC e um reconhecimento do seu contributo para a Academia. No final, a condecoração foi aprovada por unanimidade, com a aprovação dos 261 associados presentes no momento. A sessão acabou às 19h22 com o presidente da Mesa da AM, Gonçalo Pardal, a destacar o simbolismo do local, pois “esta era a casa do Cesário”.
Entre os convidados estiveram presentes familiares do homenageado, o presidente do Conselho Geral da Juventude e membros de outras associações académicas. Entre elas, estiveram presentes as academias do Algarve, Aveiro, Beira Interior, Évora, Madeira e Minho. Gonçalo Pardal justificou não ter havido intervenções dos participantes devido à “própria AM já ser uma homenagem” e considera que “a aprovação da condecoração é a maior homenagem que lhe podiam fazer”.
João Caseiro destacou o simbolismo do dia escolhido “dado ser o Dia do Estudante que, em termos institucionais, é um grande momento para a AAC”. Além disso, “faz um ano da realização da manifestação nacional em Lisboa, que foi impulsionada pelo Cesário”, relembra.
