Cultura

BMC celebra cem anos com estreia de “Great Yarmouth – Provisional Figures”

Marijú Tavares

Ciclo de Cinema e Autoria comemora centenário da Biblioteca Municipal. João Pais realça necessidade da noção de autoria no país e no cinema português. Por Marijú Tavares

No dia 16 de março, às 21h30, no âmbito da comemoração do centenário da Biblioteca Municipal de Coimbra (BMC), estreia o filme da autoria de Marco Martins “Great Yarmouth – Provisional Figures”, na casa do Cinema de Coimbra. Em articulação com o festival Caminhos do Cinema Português, o Fila K Cineclube, o Centro de Estudos Cinematográficos da Associação Académica de Coimbra (CEC/AAC) e a Câmara Municipal, surge a iniciativa Ciclo Cinema e Autoria.

Estas sessões decorrem todos os meses e procuram abordar o conceito do autor literário e da autoria. João Pais, programador do CEC/AAC, explica que esta iniciativa surgiu como “uma convocatória da parte da biblioteca às secções culturais  para se associariam a essa celebração do centenário”. Confessa ainda que o projeto de celebração à BMC foi acarinhado e explica: “é importante para todos  e não poderíamos ficar de fora”.

O programador admite que a proposta passou por fazer com que as sessões mensais das quartas-feiras fossem dedicadas à BMC e associadas à temática da autoria. Revela também que, através desta celebração, criou-se uma “condição especial” onde “os leitores da biblioteca com o cartão, quando se apresentarem na Casa do Cinema,   têm acesso ao preço reduzido das sessões que são guardadas para esse Ciclo”.

A estreia do filme “Great Yarmouth – Provisional Figures” corrobora, segundo João Pais, com a abordagem pretendida de “tratar o cineasta como um autor do livro,  não tanto pela cara famosa, mas  para conhecer o autor”. O programador considera que Marco Martins é “um desses exemplos que fornece elementos máximos e necessários para que haja uma noção de autoria em Portugal e do cinema português”.

João Pais revela o entusiasmo pela estreia do filme de Marco Martins porque “reforça esse conceito de autoria”. Além disso, afirma que são feitas sessões infantojuvenis para o público dos três aos 12 anos.

To Top