Comemoração do dia da Universidade conta com entrega do Prémio da UC. Leonor Beleza é quarta mulher distinguida desde criação do prémio, em 2004. Por Sam Martins
Está a decorrer, desde as 10h até às 21h30 no Paço das Escolas, as celebrações do 733º aniversário da Universidade de Coimbra (UC). O evento vai culminar no Teatro Académico Gil Vicente (TAGV) com o concerto da abertura da Semana Cultural da universidade pela Tuna Académica da UC. Durante a Cerimónia de Comemoração foi entregue o Prémio da UC, iniciado em2004, atribuído todos os anos “a uma pessoa de nacionalidade portuguesa, profissional nas áreas da cultura, economia e gestão e/ou ciência e inovação”, como pode ler-se no site da Universidade.
Foi na Sala do Senado, na passada quinta-feira, que se anunciou a pessoa nomeada para este galardão, Leonor Beleza. A atual Presidente da Fundação Champalimaud foi elogiada por Inês Oom de Sousa, presidente da Fundação Santander Totta. Foi realçado o “admirável trabalho enquanto presidente da Fundação” e a sua polivalência nas áreas da “saúde, educação e ciência, sem nunca esquecer a ação social”.
Leonor Beleza é a quarta mulher a receber este prémio, sucedendo à Professora Doutora Maria Helena da Rocha Pereira, em 2006; à Professora Doutora Maria de Sousa, em 2011; e Madalena Victorino, em 2017. Carlos Robalo Cordeiro, reeleito presidente da Faculdade de Medicina da UC, declara que “esta é a quarta das mulheres distinguidas pelo Prémio da Universidade de Coimbra, ao lado de 15 companheiros masculinos”. Questiona ainda sobre a “desproporção numérica poder surpreender”. Ainda assim, sublinha que “a escolha do júri é ditada pelas qualidades e das obras dos candidatos, masculinos ou femininos”.
O Prémio da UC consiste na entrega de um diploma, de uma bonificação no valor de 10.000 euros e atribuição de uma Bolsa de Investigação Santander, no valor de 15.000 euros. O prémio tem o alto patrocínio da Fundação Santander Totta, e conta com o apoio do grupo Global Media, detentor de órgãos de comunicação como o Diário de Notícias, por exemplo.
