Candidato pretende mostrar importância do órgão na vida dos estudantes. Líder apresenta novo pilar de Organização e Transparência. Por Daniela Fazendeiro
A nova equipa da Comissão Disciplinar da Associação Académica de Coimbra (CD/AAC) vai ser eleita no próximo dia 28 de fevereiro. Pedro Martins, estudante da Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, é o representante da Lista A – Disciplina com AACão. O líder candidata-se pelo primeiro contingente das eleições para o órgão.
O cabeça de lista explica que a sua candidatura surge “no seio de uma academia que cada vez menos acredita na justiça interna da casa”. Além do desejo de combater a “desconfiança por parte dos estudantes”, Pedro Martins quer perceber a causa da “inação” a que o órgão de investigação da AAC foi sujeito nos últimos mandatos.
A equipa é constituída por “membros motivados e com capacidade para fazer mais e melhor”, afirma o estudante. Nesse sentido, pretende mudar o panorama atual em que existem “muitos processos abertos e poucos fechados”.
Pedro Martins acredita que a CD/AAC possui um papel fulcral na manutenção da credibilidade das instituições e quer pô-la “à prova”. “Não basta que os processos eleitorais sejam os melhores e cumpram os requisitos básicos, é preciso que a ação das pessoas eleitas seja fiscalizada”, reitera.
O candidato à presidência do órgão assume que é necessária uma maior divulgação do trabalho realizado, de modo a “aumentar a confiança” por parte da comunidade estudantil. Por conseguinte, apresenta o pilar da Organização e Transparência que promete trazer clareza quanto à ação desenvolvida.
A hipótese de supressão da CD/AAC discutida na atual revisão estatutária preocupa Pedro Martins. O mandatário acredita nos pilares que estiveram na base da criação deste órgão. Assim, pondera que a origem da inação pode estar nas pessoas que ocupam os cargos, em vez de no modo de funcionamento da comissão.
A campanha eleitoral decorre entre os dias 20 e 26 de fevereiro. O voto antecipado tem data para 23 de fevereiro. Os associados podem dirigir-se à sala de estudo da AAC para exercerem o direito de voto entre as 10 e as 23 horas do período definido.
