Desporto

Nulo no marcador mete Briosa em oitavo

Fábio Torres

Jogo pautado por poucas oportunidades de golo. Académica já tem mais pontos esta temporada do que na anterior. Por Fábio Torres

Ainda o sol estava a radiar quando o árbitro apitou para o fim do empate a zeros entre a Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol (AAC/OAF) e o Moncarapachense no Estádio Cidade de Coimbra. O resultado permitiu que na décima oitava jornada da Liga 3, de forma provisória, a Briosa subisse ao oitavo lugar na Série B, com 18 pontos.

Antes do apito inicial, teve lugar um minuto de silêncio em homenagem às vitimas do terramoto na Turquia e na Síria. A primeira meia hora da partida não contou com momentos de perigo, ainda que a Académica tenha conseguido desequilibrar o bloco baixo apresentado pela equipa adversária em algumas instâncias.

Como se viu no resto do jogo, faltou sobretudo eficácia nos momentos decisivos, com os jogadores a não conseguiram sincronizarem-se no último passe. Assim, tanto Juan Perea, ao minuto 30, como Rodrigo Guedes, aos 44’, estiverem em frente à baliza mas não conseguiram consolidar as oportunidades. Por outro lado, João Oliveira, do Moncarapachense, conseguiu ficar isolado frente a Hidalgo, mas a bola foi ao lado.

Na segunda parte, a história não foi muito diferente: a Académica mostrou-se por cima mas não ao ponto de desequilibrar o jogo. Nenhuma equipa teve boas hipóteses, até que, ao minuto 67, Hugo Seco ficou na cara do guarda-redes mas num ângulo desfavorável, o que permitiu uma defesa mais fácil.

O resto do jogo ficou marcado por alguns cartões, descontentamento dos adeptos da casa para com o árbitro, e várias substituições de ambas as equipas, na tentativa de alterarem o marcador. Ainda assim, foi a Briosa que, mais uma vez, teve mais posse de bola e tentou desbloquear a defesa visitante. As suas tentativas, ainda que organizadas, resultaram em vários foras de jogo no período final do jogo.

Na conferência de imprensa, o treinador do Moncarapachense, José Bizarro, assumiu o bloco baixo no jogo. Segundo o mesmo, a equipa já sofreu resultados negativos, em parte, por causa de uma ideia de jogo mais frontal que assumiam, pelo que tentou assegurar o resultado. Ao mesmo tempo, o treinador da Briosa, Zé Nando, referiu que no próximos jogos é possível equipas adotarem uma posição mais defensiva, com a ideia de angariarem o maior número de pontos possíveis, sem arriscarem muito.

Com 18 pontos a Académica conseguiu já obter mais pontos na presente jornada do que na época passada. O próximo jogo vai ser dia 19 às 17 horas na casa do Vitória Futebol Clube.

To Top