Ensino Superior

MCV rejeita proposta de alteração do Cortejo para terça-feira

Arquivo

Última informação indica que CMC pretende mudar data apesar da contestação. Mudança do cortejo pode impedir familiares de estar presentes. Por Luís Gonçalves

No dia 16 de fevereiro, o Magnum Consilium Veteranorum (MCV) reuniu-se no Student Hub pelas 18 horas, de forma a discutir a alteração do dia do Cortejo da Queima das Fitas, de dia 21 para 23 de maio. Esta deliberação ocorreu depois da decisão da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) ter decidido mudar o dia do Cortejo devido ao concerto da banda Coldplay no mesmo dia.

A reunião resultou num quase consenso em relação à preferência pelo domingo. Para os veteranos da Universidade de Coimbra, os estudantes não podem ser prejudicados devido à realização de um concerto. É referido no comunicado que, apesar de haver um favoritismo relativo a terça-feira por “proporcionar um dia mais calmo face ao domingo”, é importante pensar em toda a gente que já estava a contar com o Cortejo no domingo.

Além disso, é referido também o transtorno que causaria aos trabalhadores, transportes públicos e habitantes, razão pela qual o Cortejo foi alterado de terça-feira para domingo, como antes se realizava. Pedro Andrade, veterano que esteve presente na reunião, refere que esta decisão chega em cima da hora, pois a Queima das Fitas já estava a ser planeada no pressuposto de que o Cortejo se fosse realizar no domingo.

Apesar da concordância em relação à alteração, Pedro Andrade mostrou-se a favor da alteração do dia. Para o estudante, “é o que faz sentido porque existe uma maior interação com a cidade”. Adianta ainda entrar com “falsas esperanças”, pois é a CMC que tem a palavra final, algo referido também pelo dux veteranorum, Matias Correia. O representante máximo da Praxe confirma que a última informação é que o desfile dos carros vai ser na terça-feira e o que resta aos estudantes é mostrar o descontentamento com a posição.

O MCV tomou a decisão após ouvir todos os veteranos presentes e votou pela permanência do desfile dos carros no domingo. O comunicado emitido afirma também que “o Cortejo, a ocorrer na terça-feira, acontece única e exclusivamente pelo fruir das decisões do atual Executivo Camarário”. No entanto, deixa a garantia de que a consequência vai ser a contestação dos estudantes no que toca a esta situação.

To Top