“Música na Tabacaria” regressa à OMT. “Liberum Quartet” traz espetáculo da versatilidade do saxofone ao público. Por Gustavo Eler.
Com data marcada para esta sexta-feira, a iniciativa “Música na Tabacaria” volta ao Teatrão – Oficina Municipal de Teatro, e consiste num café-concerto que explora diversos estilos musicais. No ano passado, o evento contou com as apresentações de “Igor Cavaz 4tet” e “Lonzdale’s Fantasy”. Desta vez, o espetáculo recebe o quarteto “Liberum Quartet”.
O grupo musical é composto por João Luís, Francisco Chaparro, António Neves e Pedro Ribeiro, todos jovens estudantes da Universidade de Aveiro (UA). Com o saxofone como foco, o grupo procura tocar diversos estilos musicais nas suas apresentações, desde o tango ao fado. “O intuito é mostrar a versatilidade do saxofone para o público”, explica António Neves, que toca o saxofone de tenor.
Os “Liberum Quartet”, que já tocaram nas regiões de Aveiro e Porto, vão ter o seu primeiro espetáculo em Coimbra. Para António Neves, que é natural de Tábua – no distrito de Coimbra -, tocar “em casa” carrega uma “expectativa muito grande”, além de ser importante, pois o quarteto “está a chegar a mais lugares de Portugal”.
Em relação à formação do grupo, António Neves conta que este surgiu quando estudavam todos na UA, fruto da “vontade de fazer música própria”. O saxofonista acrescenta que o importante entre grupos musicais é “a relação entre os membros” e é isso que os torna ativos “por muito tempo”. Sobre a dinâmica do próprio quarteto, o músico exalta a “química espetacular tanto quanto a pessoa/personalidade da música”.
António Neves considera que o evento é “feito para todas as idades”, e acrescenta que o objetivo é que “as pessoas possam assistir e ter uma boa noite”. O espetáculo vai ocorrer às 22 horas no Teatrão, com bilhetes à venda na Oficina Municipal de Teatro e na Ticketline. Os “Liberum Quartet” fazem atualizações sobre seus futuros projetos e apresentações nas suas redes sociais.
