BMC incentiva descobrimento de novas obras, “que saem do caminho do que as pessoas costumam ler”, destaca Fátima Carvalho. Reuniões acontecem na última quinta-feira de cada mês. Por Andreína de Freitas
A Biblioteca Municipal de Coimbra (BMC) está de regresso com o projeto da Comunidade de Leitores, uma iniciativa realizada desde 2008, destinada ao público em geral. O projeto tem como finalidade transformar a leitura que, segundo a bibliotecária Fátima Carvalho, é “uma atividade individual e solitária à qual se quer agregar uns pozinhos de partilha”.
Os livros selecionados para esta edição foram escolhidos de acordo com as preferências das pessoas que participam na comunidade e “dentro do que existe e pode ser produzido pela biblioteca”, indicou Fátima Carvalho. As obras são, na sua maioria, clássicos da literatura, como: “A condição humana” de André Malraux, “Persuasão” de Jane Austen, “O adeus às armas” de Ernest Hemingway e “Jane Eyre” de Charlotte Brontë.
Em relação à adesão de participantes, esta “varia entre 11 ou 12 pessoas por sessão”, no entanto, “verifica-se uma procura maior por parte dos restantes utilizadores que não podem vir às reuniões, mas pretendem ler os livros” agregou Fátima Carvalho.
O objetivo desta iniciativa “é descobrir novas obras e autores que saem do caminho do que as pessoas costumam ler” e, por sua vez, “contactar com outras leituras”, pois nas palavras da bibliotecária,. As reuniões acontecem na última quinta-feira de cada mês, às 18h30, e os interessados em participar podem inscrever-se de forma presencial na BMC ou através do contacto telefónico 239 702 630.
