Ciência & Tecnologia

Estudante da FCTUC vence competição internacional de simulação

Fotografia cedida por Sara Machado

Projeto debruça-se na simulação de operações num estádio de futebol. Estudante considera prémio importante para o futuro profissional. Por Luísa Rodrigues

Arthur Jorge Correa, estudante de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCTUC), venceu uma competição internacional de simulação, organizada pela empresa americana Simio. O tema do seu trabalho foi a avaliação das operações e da logística durante um jogo de futebol. O mestrando recebeu um prémio no valor de 2500 dólares.

O projeto, segundo o aluno da FCTUC, consistiu em “simular as operações de um jogo de futebol”, num “estádio com longas filas de espera, baixa satisfação dos adeptos e poucos lucros”. O principal foco era, através do software da Simio, criar um “modelo que representasse este sistema no computador”, para assim, “sugerir melhorias nestes aspetos”, acrescenta o mestrando.

Em nota de imprensa divulgada pela própria FCTUC, Arthur Jorge Correa explicou que uma das melhorias era “a implementação de uma fila espera rápida na entrada do estádio”. Ainda no comunicado, mencionou que “a opção de voluntários nas lojas e nos bares do estádio” foi outra medida simulada.

O jovem afirmou que o seu projeto surgiu “no âmbito de uma unidade curricular”, em que os “melhores trabalhos participavam neste concurso”. Segundo o mesmo, a competição pode ter “impacto profissional no futuro”. Conclui ao declarar que também serviu para “aprofundar os conhecimentos práticos” nesta área.

To Top