Ensino Superior

Eleições para o CF/AAC e CD/AAC: abstenção continua acima dos 90% 

Arquivo

Lista G – Garantir o Futuro da Académica assume liderança do CF/AAC. Pedro Martins vence eleições pela CD/AAC. Por Luísa Macedo Mendonça e Simão Moura.

Decorreram hoje as eleições do primeiro e segundo contingente para o Conselho Fiscal (CF/AAC) e Comissão Disciplinar da Associação Académica de Coimbra (CD/AAC). Com mais de 90 por cento dos votos, David Cardoso, da Lista G – Garantir o Futuro da Académica, assume a presidência do CF/AAC. A Comissão Disciplinar recai sobre Pedro Martins, e a Lista A – Disciplinar com AAÇão. A abstenção alcançou os 93,10% no primeiro contingente e 97,56% no segundo.

Para o segundo contingente do CF/AAC, apresentou-se a lista L – Em Linha com as Secções, encabeçada por João Vaz. Eurico Figueiredo encabeçou a Lista F – Fiscalizar a Disciplinar, para a CD/AAC. Ambas foram eleitas, dado serem lista única de segundo contingente para os respetivos órgãos.

Matilde Lopes, candidata pela Lista T – Académica Transparente, conquistou cerca de nove por cento dos votos (153), face aos 1544 do seu oponente, David Cardoso. A margem de diferença foi menor nas eleições para a CD/AAC, com a Lista R – Reforçar a Disciplinar, do candidato Diogo Curto, a garantir o apoio de 496 eleitores (35 por cento). Ainda assim, cedeu o primeiro lugar a Pedro Martins, cuja lista arrecadou 909 votos (65 por cento).                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     

As urnas fecharam às 19 horas em ponto, com 1882 votos contabilizados para o primeiro contingente (de 27263 eleitores) para o CF/AAC. O CD/AAC contou com mais dois votantes e contabiliza um total de 1884. Já o segundo contingente para ambos os órgãos contabilizou um total de 45 (de 1847) votantes. São valores mais substanciais do que os do ano passado, que registou 1518 eleitores para o Conselho Fiscal e 1524 para a Comissão Disciplinar, em primeiro contingente.

O primeiro contingente é elegido pelos associados efetivos da AAC, ao passo que o segundo se destina aos associados efetivos. O mandato de ambos os órgãos tem a duração de um ano.

To Top