Ensino Superior

Debater os estatutos vai a segunda volta

Arquivo

Sessão aberta para qualquer associado da casa. ARE espera “discutir a AAC, trazer propostas e, assim, fazer diferença”. Por Raquel Lucas e Eduardo Neves   

A Assembleia de Revisão de Estatutos (ARE) organizou um novo Fórum para o dia 18 de fevereiro, a acontecer no Departamento de Física da Universidade de Coimbra. Este é direcionado a todos os associados da Associação Académica de Coimbra (AAC) e vai ter início às 9 horas.

Desde a sua criação que a ARE tem trabalhado em prol de reformular os Estatutos da AAC. Deste modo, tem auscultado ex-dirigentes e associativos para melhorar o documento. Criou também comissões especializadas para trabalhar em temas diferentes.

Um dos principais motivos para a criação deste novo debate foi a elevada adesão registada no último Fórum, como explica o coordenador da moderação João Bento. O membro da ARE explica ainda que a edição não tem o entrave de ser apenas direcionada para dirigentes associativos. A estrutura adotou este formato devido, também, à quantidade de propostas apresentadas na audição pública.

Este Fórum conta ainda com um novo modelo de organização das sessões de debate, no que toca à sua duração e escolha de temas. Para cada sessão, um dos participantes vai trazer à assembleia as conclusões discutidas, o que vai “permitir a validação de tudo o que foi debatido”, afirma João Bento.

Dada a sua abertura aos estudantes, e no que toca à adesão, o coordenador mantém grandes expetativas. Apesar de esperar “um público diferente”, acredita que este vai trazer diversas opiniões e gerar um debate que descreve como “frutífero”. Nesse sentido, a ARE pretende aproximar-se da comunidade académica ao expor o seu funcionamento e esclarecer possíveis dúvidas.

João Bento afirma que este trabalho é “para as gerações da próxima década e a Académica no seu todo”. Aponta ainda para a possibilidade do estudante comum se pronunciar, dado que este Fórum “é uma oportunidade para se ser ouvido e mudar a AAC”. Por fim, lança um apelo a todos os associados seccionistas, ou àqueles que gostariam de o ser, para “discutir a AAC, trazer propostas e, assim, fazer a diferença”.  

To Top