Clubes conimbricenses alcançam terceiro e quinto lugar nas classificações. Maria Santos defende criação de espaço dedicado à modalidade. Por Daniela Fazendeiro
A Taça de Portugal de Ginástica Rítmica teve lugar no Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia durante o passado fim de semana, 25 de 26 de fevereiro. Este torneio foi organizado através da parceria entre a Associação Cristã da Mocidade de Coimbra (ACMC), a Associação de Ginástica do Centro (AGDCentro) e a Federação de Ginástica de Portugal (FGP).
A coordenadora técnica regional da modalidade de ginástica rítmica da AGDCentro, Maria Santos, refere o estreitamento de relações com a FGP e a dinamização da modalidade gímnica na região centro como vantagens do evento. Assevera que a concretização só foi possível graças à união de esforços das organizações.
Maria Santos considera que “acaba por estar tudo centralizado em Lisboa” devido a questões logísticas e financeiras relacionadas com os espaços e os materiais necessários. Segundo a mesma, o Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia é o único que reúne condições para estes encontros. No entanto, o local não está sempre disponível, o que dificulta realizar estes eventos mais vezes, acrescenta.
A orientadora acredita que esta Taça de Portugal de Ginástica Rítmica “marcou o início de uma parceria para provas futuras”. Ademais, declara que esta competição possibilitou a afirmação da “boa ginástica” produzida em Coimbra, através da conquista de um terceiro lugar pela ACMC e um quinto lugar pelo Centro Norton de Matos. “Coimbra tem de se orgulhar”, reitera.
Maria Santos defende que eventos desta dimensão na cidade são capazes de atrair jovens ginastas para a modalidade. Acrescenta que é necessário um espaço dedicado a este desporto para permitir o desenvolvimento do potencial dos ginastas.
