Ensino Superior

AAC promove angariação de fundos com Liga do Cancro Portuguesa

Arquivo

Campanha visa cuidados mais equitativos e acessíveis para pacientes oncológicos. Vice-Presidente da AAC refere “importância da participação da comunidade estudantil não só através da doação, mas da divulgação”. Por Bruna Passas

A Associação Académica de Coimbra (AAC) em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) lançou uma angariação de fundos a 4 de fevereiro, a data em se que assinala o dia Mundial do Cancro. O mote escolhido para a campanha foi “Por Cuidados Mais Justos” e a esta iniciativa alia-se o desafio “5KM”.

A angariação de fundos consiste em duas componentes. A primeira passa pela dimensão educativa e de conscientizar os estudantes para as dificuldades no acesso de diagnósticos, tratamentos e cuidados de saúde no âmbito oncológico. Já a segunda vertente consiste numa ação solidária, dada que a LPCC não recebe apoios estatais e a sua subsistência advém de donativos e peditórios que fazem por iniciativa própria.

O objeto da campanha é atingir os 750 euros, um valor que Renato Daniel, vice-presidente da Direção-Geral da AAC (DG/AAC), considera que vai ajudar a instituição “tendo em conta as condições socioeconómicas atuais das famílias portuguesas, que estão relativamente frágeis”. Para este objetivo ser concretizado, Renato Daniel consta a “importância que a comunidade estudantil tem nesta angariação, não só através da doação, mas da divulgação entre os seus pares”.

O mote “Por Cuidados Mais Justos” deve-se a emergência de sensibilizar a comunidade para as diferentes condições e falta de equidade nos acessos aos cuidados para os pacientes oncológicos. O Vice-Presidente da DG/AAC, reflete acerca de “as probabilidades de recuperação de todos os cancros que existem ser 50%, mas, em contraste, os tratamentos serem dispendiosos e não estarem ao alcance de toda a população”. O objetivo principal desta angariação passa pela ajuda a instituições que possam melhorar o acesso aos cuidados de saúde e também pela divulgação de mecanismos de prevenção em ordem de reduzir os casos oncológicos.

Renato Daniel aborda também o panorama de casos e de que forma as camadas mais jovens estão a ser cada vez mais afetadas, sendo que “um em cada três cancros que existem são evitáveis através da educação e prevenção”. Estas ações no contexto académico são importantes, dado que através da sensibilização e de combate a comportamentos de risco, é possível evitar doenças crónicas.

Já o desafio que está aliado a esta angariação, intitulado “5KM”, consiste em uma campanha online lançada pela LPCC que pode ser aderida por qualquer pessoa, a título individual ou coletivo, que faça uma corrida ou percorra 5km e coloque uma ‘selfie’ nas suas redes sociais com “5KM” como ‘hashtag’. O objetivo deste desafio culminava no somatório de todas as fotografias ser o perímetro da terra, 40 mil quilómetros, e neste momento a campanha já ultrapassa os 500 mil quilómetros.

O Vice-Presidente da DG/AAC deixou ainda um apelo de união à comunidade estudantil, para alcançar o objetivo monetário da angariação, e defende que “toda a gente se una, dê o seu contributo mediante as possibilidades e divulgue entre os seus pares”.

To Top