Desporto

Derrota da Académica eleva Leiria ao topo da tabela

Penálti aos 46’ afetou desempenho da Briosa. Golo de Douglão insuficiente para travar dominância dos visitantes. Por Ana Cardoso, Daniela Fazendeiro e Luísa Rodrigues.

O Estádio da Cidade de Coimbra foi palco do dérbi entre a Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol (AAC/OAF) e a União Desportiva de Leiria (UDL) às 19 horas do dia 15 de janeiro. Após uma vitória na última jornada da Liga 3 frente ao Amora, os Estudantes saíram derrotados por três bolas a uma.

Embora ambas as equipas tenham entrado em campo com vontade de conquistar os três pontos, a UDL mostrou-se superior desde o início do jogo. Os primeiros 20 minutos da partida foram marcados por consecutivos ataques por parte do Leiria. A chance mais perigosa ocorreu no minuto 16 por parte de Jair da Silva.

A primeira oportunidade de golo para a equipa da casa surgiu ao minuto 24 pelos pés de Juan Perea, que não conseguiu inaugurar o marcador devido à defesa de Carlos Alves. O camisola nove da Equipa do Lis, Gonçalo Gregório, converteu o resultado ao minuto 46 por intermédio de uma grande penalidade.

A equipa treinada por Vasco Costa voltou do intervalo com nova ameaça de golo, logo aos 51 minutos, com remate perigoso de Filipe Almeida. Numa jogada rápida assistida por Gonçalo Gregório, Diogo Leitão aumentou a vantagem no marcador aos 54’. O União de Leiria voltou a golear aos 60’, desta vez por iniciativa de Jair da Silva.

A Briosa reduziu a diferença para 1-3 com um lance de bola parada, com Kevin Ibouka a assistir assistiu Douglão ao segundo poste no minuto 63. Últimos 25 minutos da partida marcados por oportunidades desperdiçadas pelas duas equipas.

Zé Nando admitiu que a AAC/OAF ficou frustrada após o primeiro golo da UDL nos minutos finais da primeira parte. Destacou o segundo golo que sofreram por considerar que ficou por assinalar uma falta de Jair da Silva. O treinador reiterou que apesar de terem menos posse de bola não foram inferiores aos adversários.

A Académica encerrou a décima quarta jornada na última posição da Liga 3. No próximo sábado, dia 21 de janeiro, defronta-se com o Sporting Clube de Portugal B às 11 horas em Alcochete.

To Top