Desporto

Académica descola do fim da tabela

Eduardo Neves

Estudantes alcançam segunda vitória seguida na Liga 3. Expulsão não impediu vitória em casa. Por Eduardo Neves

A Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol (AAC/OAF) recebeu dia 29 de janeiro o Grupo Desportivo das Fontinhas, em jogo a contar para a 16ª jornada da Liga 3. O duelo de fim da tabela classificativa teve início às 11 horas no Estádio Cidade de Coimbra e terminou com a vitória dos Estudantes por uma bola a zero, com golo de Juan Perea.

Nos primeiros vinte minutos, a partida mostrou-se disputada e com poucas oportunidades de ambos os lados. Apesar de algum domínio por parte da equipa da casa, ambas as defensivas mostraram-se capazes e não houve trabalho para os guarda-redes de ambas as formações. Ao minuto 22’, a equipa visitante conseguiu lançar a bola para o número 98, Desailly, que, na pequena área, finalizou para as mãos do guardião.

A Académica tomou a iniciativa nos minutos seguintes e conseguiu controlar o jogo no meio campo adversário. Este domínio culminou no golo da casa que, de um roubo de bola ao defesa central do Fontinhas, o número nove, Juan Perea picou para um chapéu na cara do guarda-redes adversário. O erro defensivo deu ao avançado o seu segundo golo na prova, no seu quarto jogo da temporada.

Mesmo antes de apitar para o intervalo, o árbitro atribuiu cartão amarelo ao ponta de lança da Académica, Juan Perea, bem como ao número seis da formação do Fontinhas. As equipas seguiram para os balneários com um golo a beneficiar a equipa da casa.

A equipa visitante voltou ao campo com uma alteração no plantel e com maior energia para a segunda parte. A formação pressionou mais na saída de bola e beneficiou de algumas bolas paradas no meio campo adversário. O jogo seguiu sem grandes lances perigosos até ao cabeceamento isolado na área por parte do número nove da formação da casa, que direcionou a bola para cima da baliza.

Ao minuto 74’, a Académica viu-se reduzida a 10 por expulsão do autor do golo, Juan Perea, fruto de um contacto com o braço na cara do oponente ao dividir a bola. Desde aí o Fontinhas liderou na posse de bola, altura onde se ouviram protestos das bancadas contra as várias decisões da equipa de arbitragem.

Mesmo com a superioridade numérica, o Fontinhas não conseguiu converter nenhum golo e ao minuto 85’ viu um dos seus jogadores também ser expulso da partida. O número 3, numa disputa de bola à entrada da sua grande área, terminou a ação com uma agressão a dois jogadores da casa, o que levou o árbitro mostrar o cartão vermelho.

Os minutos que se seguiram mostraram a Académica com controlo sobre o jogo e com o domínio no resultado até ao final do tempo regulamentar. A equipa do Fontinhas terminou o jogo com um cabeceamento fruto de um canto nos minutos finais da partida, mas para alívio dos adeptos da casa, a bola saiu por cima da baliza e a partida finalizou com o pontapé de baliza que se seguiu.

Em conferência de imprensa, Pedro Lima, treinador da equipa visitante, admite terem defrontado uma “Académica bem organizada”, mas que o encontro foi “equilibrado”. Já o jogador da AAC/OAF, David Brás, jogador da AAC/OAF refletiu de modo positivo sobre a vitória “importante”, onde a equipa soube “aproveitar o erro adversário”. O treinador da formação da casa, Zé Nando, considerou a vitória “justa”. O técnico promete continuar a procurar vitórias e antevê um encontro “desafiante” na próxima jornada.

A Académica soma a sua terceira vitória em quatro jogos e a segunda vitória seguida no campeonato, algo que não acontecia desde abril de 2021. A Briosa, com estes três pontos, subiu para o oitavo lugar na classificação da Série B, com um total de 17 pontos. No próximo domingo, dia 5, os Estudantes visitam o Caldas Sport Clube às 17 horas.

To Top