Cultura

VI Trovador arranca com Noite de Serenatas solidária

Por Raquel Lucas

Receitas da primeira noite do festival foram doadas para Associação Acreditar. Espírito estudantil fez-se soar ao ritmo da viola, bandolins e pandeiretas. Por Raquel Lucas e Ana Filipa Paz 

O Trovador – Festival Internacional de Tunas da FAN-Farra Académica de Coimbra regressa com a sexta edição, como forma de celebração dos 35 anos do grupo. Inspirado no cartaz da Queima das Fitas de 1987, ano de fundação da FAN-Farra Académica de Coimbra, o VI Trovador promete “a música e a animação a que as edições anteriores já habituaram”, regista o grupo nas suas redes sociais. O festival vai decorrer entre os dias 15 e 18 de dezembro e vai contar com a presença de grupos académicos de diferentes zonas do país. 

O ‘warm-up’, realizado no passado dia 15 nos Jardins da Associação Académica de Coimbra, deu início aos três dias de convívio e fez-se ouvir pela noite adentro. Esta sexta-feira, pelas 22h, ocorreu a Noite de Serenatas, que contou com a presença de tunas em concurso e extra-concurso, numa celebração da música tradicional e académica. 

Como acontecia nas edições passadas, a entrada foi gratuita. No entanto, este ano, todas as receitas do espetáculo foram doadas à Associação Acreditar, “por se aproximar a época natalícia” e por se sentirem “sortudos” por poder realizar mais uma edição do festival, justifica o grupo pelas redes sociais. Antes das atuações, a FAN-Farra Académica de Coimbra incentivou os presentes a contribuírem para a causa.

A sala do Centro Cultural D. Dinis estava cheia e o ambiente sentia-se entusiasmado. Para introduzir a primeira atuação da noite, as Mondeguinas, Eurico Figueiredo, tuno da FAN-Farra Académica de Coimbra, citou as primeiras frases da reportagem de Alexandra Guimarães, membro da tuna feminina, publicada no Jornal Universitário A CABRA. As Mondeguinas tocaram os temas originais “Inês”, “Sapateia” e “Tocatas de S. Tiago”. 

O grupo organizador caracteriza a “amizade de décadas” com as Mondeguinas como “um belo malmequer que nunca murchará”. Durante a atuação ouviam-se comentários por parte do público, como “esta é a melhor” e “agora vamos ouvir boa música”. Apesar de não estar em concurso, a tuna feminina é uma das preferidas dos estudantes de Coimbra pela sua história na cidade e contínua celebração da mulher na cultura Coimbrã.  

A Tuna de Engenharia da Universidade do Porto (TEUP) foi a próxima a subir a palco e a primeira tuna a concurso a atuar. Entre as canções apresentadas, “Só um Beijo” marcou a Noite de Serenatas. De seguida foi a vez da Trovantina – Tuna do Instituto Politécnico de Leiria dar a conhecer a sua voz. O grupo masculino cantou dois temas e foi com a canção “Às vezes gosto de ti” que conquistou os aplausos do público. 

Seguiu-se a Tuna Feminina de Medicina da Universidade de Coimbra, tuna extra-concurso, com serenatas sobre ser estudante nesta cidade. Antes da sua atuação, o grupo desejou “boa sorte” aos finalistas e cantou o tema “Passar por Coimbra”, dedicada aos estudantes que terminam o seu percurso na academia. Pouco depois subiu a palco a TUA – Tuna Universitária de Aveiro, que preparou para o público temas como “Ao longo”, dedicado à saudade, e “O barco de Aveiro”, em referência ao moliceiro, barco tradicional da cidade. O grupo masculino fez-se acompanhar de instrumentos como o conga e o acordeão e, no final, abriu espaço para uma fazer voar a sua bandeira ao ritmo da música. 

A Noite de Serenatas continuou com a presença da Copituna d’Oppidana – Tuna Académica da Guarda, que manteve a atenção da audiência com temas dedicados à paixão utópica pelas donzelas. Para dar fim ao evento, o Grupo Académico Seistetos, original de Évora, fez vibrar o Centro Cultural D. Dinis através do cante alentejano, com canções sobre a academia, a cidade e a vida boémia. No fim do espetáculo, o grupo convidou todos os presentes a juntarem-se para um convívio noite adentro na Cantina dos Grelhados. 

O VI Trovador vai dar continuidade à sua edição no dia 17 de dezembro no Teatro Académico Gil Vicente. O espetáculo vai ter início às 20h15 e vai contar com a presença dos grupos académicos mencionados. Nas suas redes sociais, a FAN-Farra Académica de Coimbra convida “todos os amantes de tunas, tunos e tunões” a aparecer para “um fim de semana cheio de música, convívio e boa disposição”. 

To Top