Equipa de halterofilismo feminina da AAC consagra-se Vice-campeã Nacional no Campeonato Nacional de Equipas. Com menor número de atletas em competição equipa masculina obtém ainda o terceiro lugar. Por Marijú Tavares
No fim de semana cessante, a Associação Académica de Coimbra (AAC) fez-se representar no Campeonato Nacional de Equipas, na Baixa da Banheira, com as equipas femininas e masculinas da Secção de Halterofilismo (SH/AAC). A equipa feminina consagrou-se vice-campeã nacional, o pódio foi divido com a equipa de S-Kick Performance no primeiro lugar e o Grupo Desportivo de Carcavelos em terceiro. Já a equipa masculina conseguiu a terceira posição na competição.
O clube regressa às competições nacionais após uma paragem na pandemia. Tânia Rocha, dirigente da SH/AAC, considerou a prestação das equipas positiva, ao revelar que o grupo está “satisfeito por se ter superado”. Apesar de saber que “seria uma competição difícil”, afirmou que “o desempenho do halterofilismo nacional tem estado muito alto nos últimos tempos, em especial a nível feminino”.
No cenário feminino dá-se destaque a Jéssica Silva, que obteve a vitória na sua categoria de +87kg, estabeleceu três recordes nacionais com um total de 214 kg e levou, ainda, para casa o título de melhor atleta em competição. Na classificação juvenil, Rita Ferreira e Mafalda Silva saíram vencedoras nas categorias de 76kg e 81kg, na devida ordem. Além destas, Inês Pereira classificou-se no terceiro lugar em -87kg e Patrícia Fernandes em quarto na categoria de -59kg.
Mafalda Silva estabeleceu também os recordes nacionais de Juvenil, no levantamento ao arranque de 65kg e de 83kg ao arremesso. Atleta da SH/AAC há mais de um ano, Mafalda Silva afirma que, em comparação com os campeonatos anteriores, “a fasquia está mais elevada”, uma vez que a modalidade está a crescer no país. O que se pretende no clube é “fazer valer o símbolo que se leva ao peito: o símbolo da académica”, remata.
Devido a lesões, a equipamasculina competiu com um menor número de atletas Contudo, destacaram-se as conquistas de Bernardo Lemos na categoria de 81kg, que acumulou um total de 251 kg levantados, e a do atleta ‘master’ Alexandre Brás com a marca de 173 kg levantados. O clube alcançou ainda o terceiro lugar com Daniel Torres na categoria -67kg e o quarto lugar com Bruno Almeida e Sérgio Lourenço nas categorias -73kg e -89kg, nessa ordem.
Com este campeonato encerra-se a época de competições do ano de 2022. A dirigente da SH/AAC adianta que “a próxima competição é o campeonato nacional de ‘masters’ e depois segue-se a taça de Portugal”. Neste sentido, afirma que ambas as equipas já se encontram em preparação para a próxima época.
