Cultura

Património coimbrão por personalidades femininas

Arquivo

Projeto «Mulheres e os Lugares» chega a Coimbra esta noite. Salão Brazil é palco da apresentação com entrada livre. Alice Rodrigues

Hoje, dia 13 de dezembro, o Salão Brazil recebe o projeto “Mulheres e os Lugares” da Região de Coimbra, com entrada livre. O espetáculo protagonizado pelo Grupo Almanach tem por objetivo dar voz a um conjunto de mulheres cujas vidas ficaram para sempre ligadas ao imaginário da cidade de Coimbra.

O Grupo Almanach é um projeto de divulgação, promoção e desenvolvimento de atividades de cariz histórico pelo país. Esteve já, este ano, na Escola Secundária José Falcão, onde instalou uma Feira Medieval e, esta terça-feira, atua de novo em Coimbra. Este projeto pretende salientar episódios históricos ocorridos nas regiões coimbrãs, de modo a sensibilizar para o património cultural da cidade.

Esta noite o evento pretende representar as vivências de Sara Beirão, jornalista, escritora e uma personalidade com significado na história de Coimbra. Segundo Mário da Costa, sócio e dono da Cooperativa Almanach, a escritora foi “uma das primeiras sufragistas em Portugal”. Por ter assistido a vários eventos importantes a nível global, Sara Beirão “esperou pacientemente” pela Revolução dos Cravos de 1974, como afirma Mário da Costa. Ao falecer após um mês do evento revolucionário, a jornalista do final do século XX deixou a sua propriedade em Tábua, onde nasceu, para a construção da Casa do Artista. “A primeira destas instituições em Portugal deve-se a ela”, acrescenta o sócio.

D. Luísa de Gusmão (Mira), Maria de Aragão e Castela (Pampilhosa da Serra), D Maria II (Vila Nova de Poiares) ou Maria Pia de Sabóia (Figueira da Foz), são alguns dos nomes relevantes de diversas regiões do distrito de Coimbra. Ana, também sócia do Grupo Almanach, relata que estas personalidades foram já representadas na ligação dos 19 espetáculos do projeto. “Temos sido muito bem recebidos em todos os concelhos a que visitámos”, acrescenta. 

Os espetáculos do projeto «Mulheres e Lugares» vão decorrer até dia 18 deste mês. Alguns dos eventos foram adiados devido à época natalícia que se avizinha.

To Top