Desporto

Nem Estudantes, nem Pastéis: ninguém fica com os três pontos

Frederico Cardoso

Estudantes empatam jogo aos 92 minutos através de grande penalidade. Treinador apela apoio dos associados nos jogos. Texto e fotografias por Frederico Cardoso, Andreína de Freitas e Mariana Neves

A Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol (AAC/OAF) recebeu o Clube de Futebol Os Belenenses, às 19 horas, no dia 18 de dezembro, minutos depois da vitória da Argentina no Campeonato Mundial de Futebol FIFA de 2022. O jogo culminou com um empate a uma bola, com a Académica a converter uma grande penalidade, já nos minutos de compensação.

Embora ambas as equipas estivessem interessadas nos três pontos, nenhuma se revelou merecedora deles, no início da partida. A primeira metade foi bastante equilibrada, com Os Belenenses a impor um pouco mais o seu estilo de jogo, perante uma Briosa agressiva nos cortes e organizada nos momentos defensivos.

Apenas uma oportunidade perigosa surgiu, a favor dos Pastéis, ao minuto 21, através de um remate de Clé a poucos metros da baliza, defendido por Hidalgo. Para os Estudantes, surge um cruzamento arriscado, por Diogo Cardoso, aos 28 minutos, interceptado por um defesa.

Os pontapés de canto e livres, de ambas as equipas, nesta primeira parte, foram escassos e inconclusivos. O árbitro mostrou, antes do intervalo, o cartão amarelo a três estudantes, Rodrigo Guedes, David Caiado e Marco Grilo e a um jogador da equipa visitante, João Costa.

O jogo retomou o ritmo definido nos anteriores 45 minutos. A primeira oportunidade de uma equipa se sobressair no marcador surge através de um forte remate de João Costa, d’Os Belenenses, aos 59 minutos, para a defesa de Hidalgo. Pouco depois, aos 62 minutos, a Académica assusta a equipa adversária, com uma finalização falhada de David Caiado.

Pedro Martelo, da formação de Lisboa, saltou do banco para inaugurar o marcador com um soberbo pontapé de bicicleta, aos 81 minutos. O jogo parecia ter o destino selado, até que, no primeiro dos 5 minutos de compensação, o árbitro da partida assinalou uma grande penalidade, a favor dos Capas Negras.

O tento foi cunhado por David Teles, aos 92 minutos, que festejou num ápice, de forma a não desperdiçar tempo para lutar pela vitória. A partida resolveu-se, sem mais surpresas, e a Pedro Martelo, número 97 d’Os Belenenses, foi concedido o prémio de Homem do Jogo.

Finalizada a partida, o treinador da equipa de Coimbra, Zé Nando, manifestou na conferência de imprensa que “não queria um empate, mas sim a vitória”. Na sua perspetiva, o jogo foi equilibrado e “qualquer um poderia ter ganho”. O dirigente considera que “a equipa trabalha bem, mas muitas vezes isto não se reflete em campo”.

Em relação à segunda volta, o treinador da AAC/OAF “tem as melhores expectativas e muita esperança”. Zé Nando ainda deixou uma mensagem aos associados: “apareçam e apoiem sempre a equipa”. A AAC/OAF não se livrou, com este resultado, do último lugar da Série B da Liga 3. Soma, à décima segunda jornada, oito pontos, menos um que o Moncarapachense, com nove. O próximo jogo dos Estudantes vai ter lugar no dia 7 de janeiro, às 15 horas, no estádio da Medideira, contra o Amora F.C., que se encontra em segundo lugar, com 24 pontos.

To Top