Ensino Superior

NEFLUC/AAC promoveu ação de rastreio de IST

Mateus Araújo

Ação teve como alvo comunidade académica. NEFLUC/AAC afirma que diagnóstico prévio abre possibilidade de tratamento em fase inicial. Por Mateus Araújo

No dia 12 de dezembro, o Núcleo de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra da Associação Académica de Coimbra (NEFLUC/AAC) promoveu, na própria instituição, uma campanha de rastreio de VIH, Sífilis e Hepatites B e C. A presidente do núcleo, Madalena Santos, entende que as infeções sexualmente transmissíveis (IST) são uma questão que ultrapassa o quotidiano da comunidade e os estudantes podem não se aperceber que são potenciais vetores das mesmas.

Para o coordenador no pelouro de promoção para a saúde e ambiente do NEFLUC/AAC, Tiago Franco, a importância de um diagnóstico prévio está na possibilidade de um tratamento em fase inicial. “Promover a sensibilização sobre IST e demonstrar que essas são tratáveis foi também um dos alvos da campanha”, continua.

Luiz Paneguini, estudante do segundo ano do mestrado em Arqueologia e Território na FLUC, soube da ação através da publicação que o NEFLUC/AAC fez nas suas redes sociais, que lhe foi partilhada por amigos. “É uma questão de saúde pública e o rastreio é necessário para não colocar em risco pessoas com quem se tem maior intimidade”, acrescenta o mestrando.

O aluno recomenda ainda que o rastreio seja feito por todos, mesmo aqueles que têm algum tipo de medo, receio ou vergonha. Madalena Santos declara que a adesão da comunidade académica foi notável e menciona que tal aspeto se deu pelos estudantes tomarem a iniciativa como relevante.

To Top