“Preparação de Actor” e “Movimento para Teatro” são foco desta nova edição. Hugo Inácio e Cláudio Vidal são formadores convidados. Por Renato Duarte
O Ciclo Formativo de Teatro Popular do Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC) regressa para uma quinta edição a partir de 12 de dezembro. Depois de dois anos em pausa, esta ação de formação volta a colocar em prática novas formas de aprendizagem na área do teatro popular que, neste ciclo, é direcionado para o trabalho do ator em palco.
A atuação do GEFAC, como organismo autónomo da Associação Académica de Coimbra desde 1966, dedica-se à reinvenção de diversas formas de cultura popular. Através da pesquisa e tratamento de manifestações tradicionais, este órgão procura divulgá-las através da formação e da encenação de espetáculos com uma perspetiva criativa. Em período letivo, o grupo ensaia todas as semanas as vertentes artísticas em que se especializa, na área do canto, com o ensaio de tocata e cantata e, ainda, o de danças e o de teatro.
Todos os anos, o grupo coloca em cena vários espetáculos que se focam em cada uma das áreas que leciona e em espetáculos gerais, que são definidos por Diogo Lobo, cocoordenador geral do GEFAC, como um “espetáculo que combina tudo aquilo que o grupo faz”. Ao encarar esta formação como uma fase de preparação para o espetáculo geral, Diogo Lobo revela que a aposta no foco sob o trabalho do ator em palco “começou como um desejo de formação interna, mas que se alarga para pessoas novas que estejam interessadas”.
Na sua quinta edição, o Ciclo Formativo de Teatro Popular vai decorrer durante o mês de dezembro, com duas formações divididas em três partes, abertas a “qualquer pessoa”. A primeira, de 12 a 14 de dezembro, terá foco na “Preparação de Actor” com a presença de Hugo Inácio, escolhido, segundo Diogo Lobo, “pelo trabalho que tem desenvolvido como ator em Coimbra”. A segunda consiste no “Movimento para Teatro”, que decorre de 19 a 21 do mesmo mês, e conta com Cláudio Vidal numa “abordagem ao corpo mais instintiva no ator”, declarou o cocoordenador.
