Ensino Superior

FEUC assinala 50 anos com sessões comemorativas

Fotografia cedida por Diana Rosendo

Aniversário da FEUC assinalado pela entrega dos prémios. “O futuro reserva grandes planos”, afirma diretor da faculdade. Por Mariana Neves e Carolina Silva

A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) celebrou hoje, 2 de dezembro, o seu 50º aniversário.  Esta data foi assinalada com duas sessões comemorativas. Da parte da manhã assinalou-se o Dia da FEUC e da parte da tarde seguiu-se a Sessão Comemorativa dos 50 anos.

“A FEUC foi um projeto transformador para a UC”, realça o diretor e professor catedrático da FEUC, Álvaro Garrido. A unidade foi fundada em 1972, ainda em vésperas do 25 de abril, no âmbito da reforma Veiga Simão. A sua criação foi “um marco importante em Portugal”, afirma o docente, sobretudo para formar quadros em várias áreas para a economia, que estava em crescimento.

Durante a sessão do Dia da FEUC foram entregues vários prémios, onde se distinguiram alunos, professores e funcionários. Álvaro Garrido destaca os prémios “FEUC Ciência” e “FEUC Ensino” que enaltecem a cada ano um professor, cuja atividade se tenha destacado pela inovação e internacionalização. Este ano, o “FEUC Ciência” foi entregue ao economista Carlos Carreira e à professora de Gestão de Empresas Susana Garrido. “Esta atribuição reflete a lógica de mérito que temos nas instituições de ensino superior e, para a faculdade, é uma forma de celebrarmos a comunidade académica”, destaca o professor catedrático.

A FEUC conta com cerca de 2900 alunos, entre as áreas de Economia, Sociologia, Gestão e Relações Internacionais. Para o futuro, Álvaro Garrido pretende a concretização de “grandes planos”, que assentam em três eixos fundamentais: renovar as instalações, reforçar a competitividade das áreas científicas e apoiar as dinâmicas de internacionalização.

O docente deixa uma mensagem para os antigos estudantes: “a formação ao longo da vida é cada mais importante. Participem na associação de antigos estudantes da FEUC e voltem sempre à faculdade”. O diretor destaca ainda que a faculdade terá sempre as “portas abertas para todos”.

To Top