Ensino Superior

Eleições para o Senado com pouca concorrência

Beatriz Diogo

FDUC e FFUC são as únicas faculdades com mais de uma lista a votos. Ato eleitoral para novos representantes dos alunos junto do Senado decorrem dia 13 de dezembro. Por Mariana Neves

O Senado é um órgão de natureza consultiva que coadjuva o reitor na gestão da Universidade de Coimbra (UC). Além do representante máximo da UC, fazem parte deste órgão os diretores de todas as unidades orgânicas, um estudante por cada uma das oito faculdades, um pelo Colégio das Artes da UC (CAUC) e um pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar (iiiUC). Por fim, dois representantes do pessoal técnico concluem os lugares no Senado.

Os representantes eleitos têm o papel de auxiliar o reitor em diversas vertentes, que vão desde a coordenação das atividades de investigação científica e de oferta formativa até à gestão dos recursos financeiros e dos espaços pertencentes à UC. O Senado tem também várias competências como definir o calendário letivo, auxiliar o reitor na aplicação das sanções disciplinares e decidir sobre a criação, suspensão e extinção de ciclos de estudos.

O processo eleitoral teve início a 24 de outubro e a apresentação das candidaturas decorreu entre os dias 10 e 16 de novembro. No que se refere aos representantes dos alunos, todas as unidades orgânicas apresentaram uma única lista a eleições com exceção da Faculdade de Direito da UC (FDUC) e da Faculdade de Farmácia da UC (FFUC). Cada uma destas faculdades está representada por duas listas.

Pela FDUC candidata-se a lista D, representada por Ana Teresa Pereira Marinheiro, estudante da Licenciatura em Direito, e a lista F, representada por Bernardo Borges Garcia, estudante do Mestrado em Direito. Pela FFUC candidata-se a lista C, representada por Rita Lopes de Albano e a lista P, representada por Yasmin Almeida da Rocha, ambas estudantes do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas.

Das restantes unidades orgânicas, está Diogo Jorge Pereira Lopes, pela lista F, na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da UC. Na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação candidata-se pela lista D, Margarida Felizardo Alpalhão Estrela. Marta Carreira Santos candidata-se ao lugar do Senado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, com a lista A. Já na Faculdade de Letras da UC, com a lista M, vai efetivar-se Bárbara Isabel Gomes Braga.

A Faculdade de Medicina da UC tem como candidato único, com a lista F, Henrique José da Fonseca Louro. Na Faculdade de Economia da UC, Matilde Portugal encabeça a lista P. Pelo iiiUC candidata-se com a lista D, Ana Rita Moura Fernandes, e no CAUC, Marcelo Moscheta, com a lista A.

O ato eleitoral decorre dia 13 de dezembro. O mandato dos futuros membros eleitos é de dois anos, com a possibilidade de ser renovado.

To Top