Ensino Superior

De Coimbra até à Foz: UC abre portas na Figueira

Cedida

Campus arranca com formações, cursos breves e pós-graduações. Presidente da Câmara sublinha importância do projeto na zona. Por Luísa Macedo Mendonça e Simão Moura.

Com o final do ano à porta, a Universidade de Coimbra (UC) inaugurou hoje, dia 20, o seu novo campus na Figueira da Foz. Instalada na Quinta das Olaias, o reitor da UC, Amílcar Falcão, em nota de imprensa, admite ser “uma oportunidade única para reforçar relações institucionais e redes colaborativas que contribuam para o desenvolvimento sustentável de toda a região”. Realça ainda o facto de se tratar de um Campus e não de um polo da Universidade.

O dirigente adianta ainda que o objetivo desta iniciativa é promover um espaço “dinamizador de ciência, investigação e inovação”. “É uma oportunidade para reforçar relações institucionais e redes colaborativas que contribuam para o desenvolvimento sustentável de toda a região”, continua o reitor. 

Durante o presente ano letivo, este campus vai acolher cursos breves, formações e pós-graduações, todos enquadrados no projeto Living the Future Academy, dinamizado no âmbito dos programas “Impulso Jovens STEAM” e “Incentivo Adultos”. Esta iniciativa procura um alargamento da oferta formativa a diferentes públicos e zonas e uma transferência de saber, a par de encontrar soluções para, de acordo com o Notícias UC, necessidades “transversais”.

A cerimónia de inauguração do campus contou com a presença do presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) e com o Grupo de Fados e Guitarradas da Secção de Fado da AAC (SF/AAC), a representar a Academia. O presidente da Câmara da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, esteve também presente e reforçou a importância de albergar um campus da UC para o município. 

A cerimónia incluiu, de igual modo, duas palestras de docentes e investigadores da Universidade. Iniciou com a intervenção do diretor do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, Miguel Pardal, com o tema “As alterações climáticas e o mar: tempestade perfeita”. Luís Simões da Silva, Vice-Reitor da Inovação e Empreendedorismo da UC, interveio de seguida com o tema “A Ciência no Território – Figueira da Foz: A SEA of POWER for UC”.

To Top