Cidade

Baixa Natal 22 marca a chegada do Natal em Coimbra

Sofia Moreira

Município de Coimbra inicia celebrações natalícias. Objetivo do programa é unir cidadãos e revitalizar Baixa. Por Gustavo Eler e Sofia Moreira.

Entre os dias um e 23 de dezembro, a Câmara Municipal promove o início das comemorações natalícias em Coimbra. O programa, intitulado “Baixa Natal 22: No Coração da Cidade”, vai ocorrer em diversos sítios, incluindo na Praça do Comércio, na Praça 8 de Maio, no Mercado Municipal D.Pedro V e na Rádio Baixa. Com mais de 60 atrações, o evento pretende atrair pessoas de todas as idades.

A comemoração foi coorgazinada pelo Município de Coimbra, pelo Mercado Municipal D.Pedro V, pela União de Freguesias de Coimbra e pela Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra. Houve também a parceria de outras entidades como a Associação Há Baixa, Coola Boola – Colab, a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, o Jazz ao Centro Clube e a Rádio Baixa, a fim de participar na programação.

Com o início marcado pelo acender da iluminação natalícia, a Baixa Natal 22 vai trazer um núcleo diverso de atrações, que vão desde concertos e oficinas a degustações e jantares. A proposta é que cada sítio escolhido se relacione com as atividades ali presentes: o Mercado Municipal, por exemplo, vai receber sessões voltadas para poesia e degustação, com o objetivo de “abraçar a cultura popular com o erudito”. Por outro lado, a Praça 8 de Maio vai ser palco de concertos musicais. Alguns destes eventos requerem inscrição.

Alguns exemplos dentro da programação são o Concerto de Natal: Presépio Vivo, na Praça 8 de Maio, a Rota das Tabernas de Coimbra, pela Baixa, e as Conversas d(o)e Natal, na Casa da Escrita. Na Praça do Comércio vai estar a casa do Pai Natal, que se pode visitar entre as 12 horas e as 20 horas durante a semana e das dez horas às 18 horas aos fins de semana e feriados.

O objetivo do evento é, para além de celebrar as festas de fim de ano, promover um espaço acolhedor e unificador, tanto para os conimbricenses quanto para o público de fora. A escolha da Baixa como centro das atrações parte de uma proposta de revitalização do sítio mais antigo da cidade.

To Top