História do Jardim Botânico é retratada por 20 fotografias. Criação do Jardim Sensorial é destaque na comemoração. Por Gustavo Eler e Luísa Rodrigues
No dia 5 de dezembro, pelas 14h, ocorreu a inauguração da exposição “A Imagem do Jardim” que comemora os 250 anos do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC). A sessão começou com a intervenção da diretora do JBUC, Teresa Girão, a seguir por um conjunto de vídeos dos testemunhos de antigos diretores. A apresentação terminou com uma mensagem proferida pelo reitor da UC, Amílcar Falcão.
A exibição consiste em 20 fotografias, com a primeira a ser de 1859 e a última tirada em 2018, que retratam a trajetória do jardim ao longo dos anos. Teresa Girão descreve as fotos como “uma viagem pelo tempo” e acrescenta a importância dos visitantes compreenderem o “paralelismo entre o que o jardim era e o que é hoje”.
Após a exposição, ocorreu a visita ao novo espaço do JBUC, o Jardim Sensorial. De acordo com a nota de imprensa, o recinto convida os visitantes a experienciar diferentes aromas e texturas de diversas plantas. Segundo a diretora, o local é fruto de uma “requalificação de uma zona vazia”. Esta área, que ainda se encontra em manutenção, vai dar espaço para a criação de um jardim etnobotânico no futuro.
Para Teresa Girão é essencial manter o contacto do jardim com o público, pois considera o local “um museu vivo, aberto para todos”. No que toca à adesão do evento, a diretora refere que cumpriu as suas expectativas, e salienta que o mais importante é “que as pessoas venham ao jardim e tenham coisas novas para ver”.
Em relação a projetos futuros para o JBUC, a responsável menciona a reabertura da Estufa Fria, a requalificação da obra da casa dos jardineiros e o restauro da Fonte dos Três Bicos. A exposição está aberta ao público até dia 10 de março de 2023, durante o horário de funcionamento do jardim.







Fotos por Gustavo Eler
