Cidade

UC e CMC assinam acordo no domínio da cibersegurança

Ana Cardoso

Compromisso estabelece partilha de redes eduroam e Coimbra+. Reitor da UC acredita que protocolo “beneficia todos” e garante custos reduzidos. Por Ana Cardoso e Marijú Tavares.

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e a Universidade de Coimbra (UC) assinaram hoje, 8 de novembro, na sala de reuniões da Câmara, o protocolo no âmbito da segurança informática. A parceria reforça a segurança cibernáutica da CMC e possibilita um casamento entre as redes de ambas as instituições.

O acordo permite à CMC ter um ‘backup’ no centro de dados da UC que garante uma maior proteção. Por outro lado, a academia tem à sua disposição a estrutura de cablagem da CMC, que vai permitir a chegada de rede por cabo à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UC, ao Estádio Universitário, entre outros edifícios onde atualmente apenas existe internet por antena.

Nos espaços onde se tem acesso à rede Coimbra+ passa a estar disponível a rede eduroam e vice-versa, o que faz com que a comunidade académica, os munícipes e os turistas possam estar conectados numa área mais alargada. O presidente da CMC, José Manuel Silva, defende a importância desta “relação de sinergia na época digital em que vivemos”.

O reitor da academia, Amílcar Falcão, e o autarca prevêem que seja um processo rápido. No entanto, a cablagem pode demorar ainda alguns meses, já que são necessárias a aprovação de orçamentos e as licenças em falta.

To Top