Curso de Fotografia vai ocorrer nas duas últimas semanas de novembro. Paulo Abrantes diz que “nada supera algo que seja prático” no que toca à aprendizagem de fotografia. Por Sam Martins e Sofia Moreira
Secção de Fotografia da Associação Académica de Coimbra (SFotografia/AAC) lança curso de iniciação, que vai ter seis sessões, a ocorrer no final deste mês. O membro da SFotografia/AAC responsável pela formação, Paulo Abrantes, explica que “o curso se destina a toda a gente, não apenas para alunos da UC” e que este é sobretudo “prático e as aulas são divididas em duas partes”, uma de captura e a outra de edição.
Este curso, integrado no leque de ofertas pedagógicas que existem na AAC, diferencia-se, segundo Paulo Abrantes, pelo facto de a SFotografia/AAC ser a única que se dedica à formação em fotografia e, dentro da sua metodologia pedagógica, querer que “os cursos sejam o mais práticos possíveis”. Este vai ser dinamizado pelo coordenador, que conta com uma vasta formação em fotografia, analógica e digital, e fotojornalismo.
Para quem tem interesse no curso e não tem a sua própria máquina fotográfica, não é um problema, pois Paulo Abrantes assegura que “a secção disponibiliza o equipamento”. As inscrições são feitas através do email da secção e conta com um limite de 7 vagas, uma vez que, esclarece: “já tivemos dezoito pessoas – isso não é muito produtivo”.
No que diz respeito a valores, o Curso de Fotografia tem o custo de 50 euros para sócios da secção; 80 euros para estudantes, desempregados e reformados, e de 100 euros para o público geral. As sessões vão ser realizadas, sobretudo, no Student Hub na Sala Design Thinking, das 18h às 20h. Paulo Abrantes justifica a escolha dos locais devido às “grandes dificuldades dentro da AAC em ter um espaço condigno para dar formações”.
