Desporto

Projeto Europeu procura aumentar a inclusividade no desporto

Fotografia cedida por Catarina Ribeiro

Iniciativa analisa inclusividade no panorama desportivo. Cofinanciamento vai servir para colmatar falhas e promover um desporto mais abrangente. Por Bruna Passas

O “Meter Matters” é uma iniciativa da União Europeia que se preocupa em aumentar a inclusividade no desporto. O projeto tem como foco pessoas com perturbações do neurodesenvolvimento, como perturbação do espetro do autismo e dificuldades intelectuais.

A iniciativa marca presença em três países- Eslovénia, Portugal e Hungria. Coordenado pela Faculdade de Desporto da Universidade Ljubljiana, o projeto conta com a presença da Universidade de Coimbra através da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEFUC) e ainda com a Universidade de Educação Física da Hungria. Além disso, a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Coimbra (APPDA Coimbra), também se encontra em colaboração. 

Esta preocupação surge após um grupo de investigação ter encontrado lacunas entre a prática e as diretrizes da União Europeia, em termos de “apoio sustentado a programas de desportos inclusivos na forma de cofinanciamento de recursos estatais e locais”, afirma Maria João Campos, docente da FCDEFUC em comunicado de imprensa.

A falta de financiamentos origina cenários de poucas oportunidades para atividades físicas adaptadas e inclusivas. Neste sentido, a docente explica que  “a oferta dos clubes desportivos em modalidades adaptadas e/ou inclusivas é diminuta, estando vedada aos potenciais praticantes a participação em algo tão básico como a realização de atividade física regular”.

Para colmatar a lacuna existente, a investigação vai propor critérios adequados para o cofinanciamento de inclusão no desporto a associações e instituições desportivas e um modelo de cofinanciamento a nível nacional, em todo os países que o projeto engloba. Maria João Campos explica na nota de imprensa que, se estas duas medidas forem testadas em projetos-pilotos durante alguns anos, podem surgir soluções rentáveis para serem usadas em candidaturas a fundos no futuro.

O “Meter Matters” vai estar em curso até 2024 e vai contar com especialistas da área do desporto, saúde, política e psicologia. A próxima reunião da iniciativa será no fim de janeiro de 2023.

To Top