Ensino Superior

Lista “Capacitar a UC, Construir o Amanhã” candidata-se ao CG/UC

Fotografia cedida por Beatriz Ribeiro

Lista C é, até à data, única candidatura conhecida para Conselho Geral. Eleições para órgão vão decorrer dia 13 de dezembro. Por Alice Rodrigues e Iara Sotto Mayor

Em ano de eleições da nova reitoria, Catarina Melo, atual presidente do Núcleo de Estudantes de Farmácia da Associação Académica de Coimbra (NEF/AAC), candidata-se ao Conselho Geral da Universidade de Coimbra (CG/UC). A estudante declara que “o envolvimento dos estudantes é o que propicia a mudança de paradigmas na UC”. A candidata apresenta como cerne do seu projeto a “organização de reuniões abertas que permitam dar a conhecer aos estudantes as várias candidaturas ao cargo de reitor”.

A mestranda em Ciências Farmacêuticas promete agir de forma reivindicativa para a concretização de todos os seus objetivos. Entre esses, está a resolução daquele que Catarina Melo acredita ser o principal problema do CG/UC: a “falta de representatividade dos estudantes no órgão máximo de decisão da Academia”. A candidata encara a questão como um “impedimento” para que a “voz dos estudantes seja mais forte e denotada em sede de CG/UC”.

As principais bandeiras do projeto são, de acordo com a entrevistada, o diálogo, assertividade, representatividade, internacionalização e ação social. Catarina Melo e a sua equipa prometem ser um “veículo de transmissão da vontade dos estudantes no seio da CG/UC”. Comprometem-se a primar por uma “maior oferta de serviços de ação social, como cantinas, sobretudo, nos polos descentralizados”, assim como “zelar pela inclusão dos estudantes internacionais através de cursos linguísticos e integração dos planos curriculares”.

Na lista que encabeça, constam nomes das mais variadas faculdades da instituição, como Armando Remondes, estudante do Mestrado em Biologia Celular e Molecular, Rodrigo Mendes, estudante do Mestrado em Gestão, Sofia Duarte, estudante da Licenciatura em Direito, Beatriz Fernandes, estudante da Licenciatura em Gestão, Santiago Nunes, estudante da Licenciatura em Turismo, Território e Patrimónios, Maria Miguel Nunes, estudante da Licenciatura em Ciências da Educação e Marcelo Martins estudante do Mestrado Integrado em Medicina.

To Top