Ensino Superior

Eleitos representantes da Comissão Central da Queima das Fitas 2023

Frederico Cardoso

Dux veteranorum apresenta novo molde de cadernos eleitorais. Conselho Fiscal assegura processo eleitoral “idóneo, seguro e democrático”. Por Frederico Cardoso e Andreína de Freitas.

Ontem, dia 2, realizaram-se as eleições para a Comissão Central da Queima das Fitas 2023, constituída pelos oito estudantes grelados, representantes de cada uma das faculdades da Universidade de Coimbra. O ato eleitoral decorreu ao longo da tarde na sala Sr. Xico.

Segundo o dux veteranorum, Matias Correia, o Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra – Magnum Consilium Veteranorum (MCV) é “uma das entidades tutelares da Queima das Fitas, responsável pela supervisão de toda a componente tradicional da mesma”. Matias Correia revela que cabe também ao MCV organizar a eleição desta comissão, que apresenta a particularidade de apenas os estudantes grelados poderem eleger os seus representantes. Os candidatos eleitos ficam encarregues de trabalhar em conjunto com a Comissão Organizadora da Queima das Fitas na organização da Festa dos Estudantes.

Esta eleição diferenciou-se da do ano anterior, já que foi aplicado um novo molde no que toca aos cadernos eleitorais. Para Matias Correia, o MCV “estava sempre dependente do envio dos cadernos por parte da Universidade, o que gerava problemas ao nível da proteção de dados e a própria não percebia bem os critérios de quem tinha poder de voto”. Para resolver este problema, o dux veteranorum revelou que “este ano, para uma pessoa elegível poder votar, teria que se inscrever a priori de forma a obter o seu número de eleitor”, o que facilitou a criação, por parte do MCV, dos seus próprios cadernos eleitorais.

O presidente do Conselho Fiscal, Luís Carvalho, esclareceu que esta proposta por parte do MCV era “válida de acordo com os estatutos” e que a considerava a “mais correta”. Em relação ao processo eleitoral, sublinhou que “tudo correu nos conformes” e que o ato eleitoral foi “correspondido, ao nível da transparência, idoneidade e segurança”.

Ainda sobre a adesão às urnas, Matias Correia comentou que “foi dentro do esperado, apesar de não ter sido grande”. “Cabe aos candidatos dinamizarem os seus próprios recursos nas campanhas das respetivas faculdades”, finaliza.

Os comissários eleitos são: pela Faculdade de Medicina, José Órfão; pela Faculdade de Direito, Flávia Silva; pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, Catarina Crespo; pela Faculdade de Letras, Vanessa Zagareanu; pela Faculdade de Farmácia, Sara Rodrigues; pela Faculdade de Economia, Maria Fernandes; pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Filipa Lima; pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Jorge Castelhano.

To Top