Centenário do emblemático escritor português conta com homenagem artística promovida por estudantes. Estas atividades tomam lugar na Agenda Cultural do CCPS, que engloba outras iniciativas culturais. Por Tiago Paiva e Maria Inês Pinela
A música, o teatro e a fotografia assumem um papel relevante durante o programa preparado pelo Centro Cultural Penedo da Saudade (CCPS) do Politécnico de Coimbra. Entre os eventos pensados no âmbito da celebração dos 100 anos do nascimento de Saramago, destaca-se uma exposição e uma peça de teatro original. A par destas iniciativas, o Politécnico de Coimbra apresenta uma série de atividades de teor cultural, no sentido de promover o trabalho realizado por estudantes, docentes, não docentes e artistas profissionais.
A exposição “Formas e Cores: diálogos com José Saramago”, vai ser inaugurada no dia 8 de novembro, às 18h00, e mantém-se até 4 de dezembro. O projeto conta com a curadoria de Chuva Vasco, Isabel Azevedo, Sílvia Espada e Fernanda Antunes – docentes da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC). Incorpora ainda trabalhos de alunos das unidades curriculares Artes Plásticas II e Ilustração, da licenciatura em Arte e Design da ESEC, do ano letivo de 2021/2022. Os estudantes estão sob orientação de Weberson Santiago, professor universitário e ilustrador. Em comunicado de imprensa, Chuva Vasco explica que “cada aluno escolheu uma passagem de uma obra [de José Saramago] e desenvolveu o seu trabalho em função disso”. Isabel Azevedo acrescenta que “vai ser muito positivo para os alunos verem os seus trabalhos expostos”, visto que, “permite outro tipo de olhar sobre os mesmos”.
No dia de celebração do centésimo aniversário do escritor português, 16 de novembro, vai ser apresentado um espetáculo de teatro com dramaturgia de Ricardo Correia, professor da ESEC e diretor da licenciatura em Teatro e Educação, e direção de atores de Hugo Inácio. O espetáculo original vai ser composto por quatro ‘performances’ que, ainda que distintas, apresentam uma linha condutora que convida o espectador a embarcar numa incursão pelo mundo de Saramago. Na obra teatral participam apenas alunas finalistas da licenciatura em Teatro e Educação Catarina Carmo, Lara Santos, Maria Pandeirada, Virgínia Achique e Sara Rocha. Segundo Hugo Inácio, “esta peça é uma mistura do que é a vida de José Saramago e como é que essa obra ressoa nos corpos destas atrizes”, declara em nota de imprensa.
No âmbito da programação da agenda cultural do CCPS, é de destacar sobretudo a sessão do ciclo “Música ao Centro”, datada para dia 3 de novembro às 18h, com a participação da artista Magali Alvadia. Formada na Escola Profissional de Artes de Mirandela na vertente de percussão clássica, a compositora vai apresentar temas originais e, entre estes, alguns em atual processo de gravação. “Literatura, Florestas e Imagens: Uma conversa com Andreia Azevedo Moreira”, passa pela apresentação da guionista e escritora em questão. Com uma pequena particularidade, esta vai-se realizar via Zoom no dia 10 do mesmo mês, pelas 18h, com acesso a qualquer interessado. O CCPS encara a vertente fotográfica com a exposição “Também acontece aqui”, que promove a sensibilização do tráfico de seres humanos, com o projeto “Mercadoria Humana 4″.
