Abertura vai contar com cursos e ‘workshops’. Espaço encarado como “nova oportunidade de formação profissional em Coimbra”, segundo Catarina Pires. Por Luís Gonçalves
O Atelier de Lisboa – Escola de Fotografia e Centro de Artes Visuais, em parceira com a associação Há Baixa (HAB), vai inaugurar um polo em Coimbra. A sessão de apresentação vai decorrer no dia 12 de novembro, às 16 horas, na livraria Bruaá, no Convento São Francisco.
Como explica a coordenadora do atelier, Sofia Prata Morais, “não existe nenhuma escola direcionada a estudos fotográficos na componente artística em Coimbra”, daí a vontade de criação de um novo espaço na cidade. O local, situado na rua Eduardo Coelho, nº 38, e cedido pela associação, “corresponde às necessidades do atelier”, afirma.
A abertura do atelier vai contar com diversos cursos de fotografia e ‘workshops’, com o “objetivo primário de criar um centro de estudos em que as pessoas possam aprender fotografia sem ter de sair da cidade”, refere Sofia Pratas Morais. Além disso, o espaço em questão procura promover eventos, espírito de interação. A dirigente adianta que os docentes envolvidos no projeto são artistas, “portanto os alunos aprendem com alguém que vive aquilo que ensina”.
A presidente da direção da HAB, Catarina Pires, refere que “a parceria surgiu de uma forma natural e espontânea” e acrescenta que o projeto “é muito válido para Coimbra”. A dirigente ressalta que “as expectativas são altas, mas controladas ao mesmo tempo”, dada a “dinâmica da cidade”. Declara que é “uma nova oportunidade de formação profissional em Coimbra”, aspeto que encara como uma oportunidade “para trazer pessoas à cidade” e nomes relevantes, com percursos já consolidados na área da fotografia.
