Vice-presidente da DG/AAC celebra resultado do Arraial Social na angariação de electrodomésticos para estudantes residentes. Daniel Aragão reforçou que “é preciso que haja um papel mais reivindicativo” para a manutenção das ações sociais. Por Hugo Marques e Sofia Moreira
A Direção Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), em parceria com a empresa Makro, realizou em abril um evento solidário com o objetivo de angariar eletrodomésticos necessários para a vivência dos estudantes. No passado dia 11 de novembro, os resultados mostraram que 90% dos elementos pedidos pelos delegados das residências foram conseguidos pela DG/AAC, para serem distribuídos pelos 12 alojamentos participantes.
Daniel Aragão, vice-presidente da DG/AAC, afirma que “é uma tradição que já existe há alguns anos”, porém, este ano a equipa tentou adaptar o modelo de maneira a ampliar o número de residências por ajudar. Esta iniciativa começou em abril, no entanto, devido ao lucro insuficiente, foi necessária uma procura de promoções e novas parcerias, o que causou o atraso até à data presente. Segundo Daniel Aragão, um dos principais motivos da maior adesão à iniciativa neste ano foi o projeto Porta a Porta. Neste, os agentes do Serviço de Ação Social da Universidade de Coimbra recolheram informações a respeito das necessidades dos estudantes e com esse contacto, mais residências se voluntariaram para receber os equipamentos.
O atual vice-presidente considera insuficiente a recolha feita e reforçou que “é preciso que haja um papel mais reivindicativo” para a manutenção das ações sociais. Ainda assim, comemorou os 90% de pedidos angariados, e referiu que “a AAC está satisfeita”. O estudante alegou ainda que, entre os vários pedidos, o forno elétrico e a tostadeira foram os eletrodomésticos mais requisitados por parte dos estudantes residentes, devido às antigas infraestruturas dos alojamentos.
De acordo com o dirigente, a DG/AAC “tem como papel fulcral olhar para o bem-estar dos estudantes”, que receberam a ação “com alguma normalidade”, uma vez que esperavam uma solução para este problema “recorrente”. Para Daniel Aragão, esta não será a única parceria da AAC com a Makro, de modo que espera futuras parcerias. Afirma ainda ser “uma empresa estratégica”, que permite uma “boa dinâmica com a doação destes bens”.
Por fim, acentua a necessidade de que a DG/AAC tenha um pilar baseado numa ação social e conclui que “é importante trabalhar, conversar para que, no fim de contas, seja possível melhorar a vida um dos outros”.
