Cidade

Apresentação de projeto que visa reabilitar Santa Clara

Sofia Moreira

Iniciativa apresenta 38 ações estruturantes em Coimbra. Vereadora da CMC ressalta estratégia “ambiciosa”. Por Sofia Moreira e Bruna Passas

No dia 29 de novembro, às 16h, decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) a apresentação da Operação de Reabilitação Urbana (ORU) do bairro de Santa Clara. O objetivo desta reunião, para além da apresentação, passou pela população de Coimbra poder comentar o projeto. A possibilidade de intervenção por parte do público acaba dia 14 de Dezembro.

Delimitada em 2019, a ORU consiste numa estratégia de reabilitação urbana desenvolvida pelo chefe da Divisão de Gestão Urbanística Centro, Pedro Costa, e Eduardo Mota, técnico da Divisão de Gestão Urbanística Centro, em conjunto com a CMC. O projeto pretende envolver a iniciativa privada e revitalizar espaços públicos que, de acordo com a vereadora Ana Bastos, é uma estratégia “ambiciosa”.

Os eixos nos quais a operação se baseia são seis: a densificação da multifuncionalidade, o reforço de conexões e facilitação da mobilidade, a valorização da paisagem e potencialização da continuidade ecológica, a valorização do ambiente urbano, do património cultural e o desenvolvimento do turismo. O projeto conta com 38 ações estruturantes divididas em oito grupos, cada um dos quais tem uma zona específica de Coimbra.

Entre os grupos de ação, um deles foca-se na consolidação da área verde do rio Mondego e dinamização da área envolvente do Exploratório. Outro abrange a requalificação e criação de novos acessos para melhoria de mobilidade em modos suaves, com a criação de reforços pedonais e novas travessias de transportes públicos. A abordagem do desenvolvimento e a estruturação de zonas de expansão e parcelas expectantes é outro dos exemplos.

Como pretendido, o encontro contou com intervenções por parte do público. Destacou-se o presidente da Junta de Freguesia de Santa Clara e Castelo Viegas, José Augusto Gomes da Silva Simão, que apresentou apreciações ao projeto. O ORU tem um prazo de realização de nove anos que pode ser estendido até 15.

To Top