Cultura

Tunas da UC dão “momento de diversão” no segundo dia da Festa das Latas 2022

Daniel Oliveira

Imperial TAFFUC, Desconcertuna e TFMUC atuaram no palco principal do evento. Público foi reduzido, mas ambiente foi positivo. Por Daniel Oliveira

Três tunas marcaram presença no palco principal da Festa das Latas 2022 (FL’22), na Praça da Canção, no dia 6 de outubro. Os três grupos que tocaram durante a noite foram a Imperial Tuna Académica da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (TAFFUC), a Desconcertuna, da Faculdade de Psicologia da UC, e a Tuna Feminina de Medicina da UC (TFMUC).

Daniel Oliveira

A noite começou com a atuação da Imperial TAFFUC, com início às 23h45. A tuna masculina da FFUC apresentou temas como “Lágrimas de maio”, que representa o término do percurso académico, “Cidade de fitas”, “A nossa flor”, entre outros.

Desde estudantes da FFUC, que costumam acompanhar o grupo, até estudantes de outras faculdades e Erasmus, a impressão do público acerca do ambiente durante a atuação foi positiva. No entanto, Alba, estudante vinda de Espanha, comentou que deviam estar mais pessoas, opinião partilhada por outros presentes. “As pessoas não sabem aquilo que têm até perderem”, afirmou.

João Santana, integrante da Imperial TAFFUC, acha que a tuna passou um “bom espírito e momento de diversão para quem entrou no recinto”, apesar de terem sido os primeiros a atuar. No seu parecer, isso é uma desvantagem, porque “passado mais algumas horas é que o público costuma chegar”, mas crê que conseguiram mostrar “o que é o grupo, e isso é o fundamental”.

Daniel Oliveira

A próxima tuna a subir ao palco principal foi a Desconcertuna, tuna da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UC (FPCEUC), às 03h30, após o concerto de Mandragora. Entre o repertório do grupo, foram tocadas músicas como “Vida de Estudante”, “A tal stadu me m’adusse senhor”, “Impedido”, e outros clássicos.

Para Inês, ex-estudante de enfermagem no Instituto Politécnico de Coimbra, esta foi a primeira vez a ouvir o grupo e gostou do ambiente. Deu destaque às pandeiretas e à tuna da bandeira, que afirmou ter adorado. Já Mariana, estudante de psicologia na FPCEUC, acompanha regularmente a Desconcertuna, e referiu que, apesar do público ser “menos que o habitual”, “os poucos que vêm gostam”.

Daniel Oliveira

Por fim, veio a atuação da Tuna Feminina de Medicina da UC (TFMUC), às 04h20. O grupo tocou temas como “Da Lapa até ao Choupal”, “O nosso caloiro”, e outras músicas originais. Joana Silva, presidente da TFMUC, mostrou o entusiasmo da tuna por voltar ao palco da FL’22 e afirmou ser “um prazer estar a atuar para o público da UC”.

As próximas tunas a atuar na FL’22 vão estar no palco principal na noite de 7 de outubro. A Fan-Farra Académica de Coimbra vai abrir os concertos, enquanto As Fans e o Coral Quecofónico do Cifrão vão tocar após as atuações dos cabeças de cartaz Benji Price e Profjam.

To Top