Cidade

O pós cortejo da Festa das Latas

Eduardo Neves

Entidades recolheram cerca de cinco toneladas de resíduos após o cortejo. Carros de supermercado recuperados rondam os dois mil. Por Eduardo Neves

O cortejo da Festa das Latas e Imposição de Insígnias deu-se no passado domingo, dia 9 de outubro. Os estudantes reuniram-se na Rua Larga e, desde a Porta Férrea ao Largo da Portagem, desfilaram pelas ruas de Coimbra no âmbito da festa académica. Com eles, seguiram os habituais carrinhos de supermercado, mas para trás ficam vários resíduos por toda a via pública.

Para a limpeza intervieram os serviços da Divisão de Saúde e Ambiente da Câmara Municipal de Coimbra e a empresa Serviços Urbanos e Meio Ambiente, ao serviço da autarquia. A operação envolveu 38 operacionais e 12 meios mecânicos entre as duas entidades. Ao todo foram recolhidas cinco toneladas e meias de resíduos, das quais quatro e meia foram enviadas para posterior reciclagem.

Houve também uma recolha de carros de supermercado pelos dois grupos, que contaram com 500 unidades recolhidas, a adicionar às mais de 2000 recolhidas no total. Nesta ação de recolha de carro juntou-se o movimento cívico e ambientalista “Não Lixes”. O grupo convocou uma vigília, com teor reivindicativo, na estrada da ponte Rainha Santa.

A quantidade de desperdícios registada no cortejo desta edição é menor do que a registada na Queima das Fitas deste ano. Em maio foram contadas doze toneladas no dia do desfile, como revela a autarquia da cidade.

To Top