Iniciativa apresenta sétima edição. Projeto conta com 26 núcleos e cinco doutoramentos. Por Eduardo Neves
Passou-se na Sala do Senado da Reitoria da Universidade de Coimbra a Tomada de Posse dos Embaixadores do Académica Start UC. A cerimónia, que iniciou às 14h45 do dia 20 de outubro, celebra a sétima edição do projeto.
O movimento foi criado em 2016 com o intuito de criar uma rede de embaixadores para o empreendedorismo. Os seus principais objetivos são a formação, sensibilização e educação dos estudantes da instituição para a inovação. O projeto conta com o apoio do Santander Universidades e da Portugal Inovação Social.
Para iniciar a cerimónia, tomou o púlpito o Vice-Reitor para a Inovação e Empreendedorismo, Luís Simões da Silva. O professor catedrático afirma-se satisfeito com a “sala cheia”. Espera que estes novos empossados ganhem competências adicionais e relembra a acrescida responsabilidade, visto serem o “futuro de Portugal”.
Seguiu-se o período de assinaturas, onde cada representante dos 26 núcleos e cinco mestrados integrados no projeto formalizou a sua entrada na iniciativa. Logo se seguida, discursou o Presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra, João Caseiro. Afirma, em primeiro lugar, a importância destes cargos para a instituição e o seu empreendedorismo. Olha também para o futuro e assegura que os alunos universitários podem contar com a associação dos estudantes “para qualquer coisa”.
O Magnífico Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, finalizou a cerimónia. O diretor recorda a inauguração deste projeto, em 2016, como um “desafio”, mas que se tornou uma “escola de líderes. Afirma este ser um movimento colaborativo onde “todos ganham”. Para culminar, admite estar entusiasmado para esta edição e os estudantes se sintam “valorizados” no final deste ano letivo.
