Cultura

Festa Mundial da Animação chega a Coimbra

Ana Filipa Paz

Sessões de cinema, exposições e seminário trazem nomes de referência do cinema de animação nacional e internacional à cidade dos estudantes. Dia Mundial da Animação celebrado pela antestreia da longa-metragem NOYOLA. Por Ana Filipa Paz

Nos próximos cinco dias, de 26 a 30 de outubro, Coimbra é palco das comemorações da 21º edição da Festa Mundial da Animação (FMA), evento realizado em homenagem ao Dia Mundial da Animação. O Festival Caminhos do Cinema Português junta-se em parceria com a Casa da Animação, associação cultural sem fins lucrativos do Porto, para criar uma programação apelativa a fim de promover a animação portuguesa. O evento foi criado em 2002, pela Associação Internacional do Cinema de Animação, em França, e é celebrado em mais de 40 países em simultâneo.

Segundo Regina Machado, membro da direção, a Casa da Animação surge em 2001 com a missão de se tornar num “polo agregador de conhecimento em torno do cinema de animação nacional e internacional”. Na sua linha de ação, a associação procura “representar o setor de cinema de animação em Portugal, permear autores e divulgar as suas obras, além de promover um espaço de discussão e visionamento de cinema de animação de autor”, explica. Em 2012, a Casa da Animação trouxe a FMA para Portugal, ao passar a estar responsável pela sua organização.

Cada ano, a Casa elege uma cidade anfitriã do evento, tendo como critério fundamental “a descentralização”, ainda que tenham existido edições no Porto e em Lisboa, relata Regina Machado. Coimbra surge como uma opção, graças a uma “colaboração anterior da Casa da Animação com a Casa do Cinema de Coimbra, que se tornou na oportunidade ideal para estreitar ligações e continuar uma parceria”. A Casa das Artes Bissaya Barreto, o Centro de Estudos Cinematográficos da Associação Académica de Coimbra e o Cineclube Fila K são as restantes entidades locais envolvidas no projeto.

Durante os dois primeiros dias, 26 e 27 do mesmo mês, vai realizar-se um seminário de cinema de animação organizado pela Taumotrópio/Monstra – Festa de Animação de Lisboa, intitulado de Freeze Frame. De acordo com Regina Machado, “a agregação do seminário é a grande novidade desta edição”, que compromete a dinamização de quatro mesas redondas e duas sessões de cinema. As sessões vão contar com a participação de nomes de referência no panorama nacional e internacional da realização cinematográfica.

A programação da FMA começa no dia 28 de outubro, Dia Mundial da Animação, “que é o dia mais especial da programação porque celebra o surgimento do primeiro passo para a criação do cinema de animação na história”, conta a dirigente. A par de sessões de cinema, debates, exposições e workshops, este dia será assinalado pela antestreia da longa-metragem NOYOLA de José Miguel Ribeiro, com a presença do realizador. Regina Carvalho destaca, ainda, a masterclasse do diretor de animação do filme WOLFWALKERS, no último dia.

Ao final do dia 29, serão apresentados os vencedores do Prémio Nacional da Animação 2022, que comemora este ano a sua 10º edição. A presidente da Casa da Animação sublinha “o aumento da qualidade dos filmes” na corrida ao prémio. Luís Soares, vencedor da última edição do Prémio Nacional da Animação na categoria “Melhor Filmes de Profissionais”, com o filme “Suspensão”, é também o autor da imagem e do spot promocional. A voz é de João Moreira, conimbricense e co-autor do personagem Bruno Aleixo.

Os bilhetes podem ser adquiridos na Casa de Cinema Português e no site da Casa de Animação e a entrada para as exposições é gratuita. Regina Machado deixa uma última mensagem de apelo à adesão da comunidade local, “passando por um público mais especializado e o público geral que vai conhecer pela primeira vez cinema de animação”.

To Top