Professor doutor participou na Crise Académica de 1954. Missa de corpo pre vai ser celebrada amanhã. Por Simão Moura
Na passada sexta-feira, dia 14 de outubro, morreu o professor doutor Polybio Serra e Silva, antigo aluno da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e professor catedrático jubilado da Universidade de Coimbra (UC). Em solidariedade com a família e amigos, e em honra do percurso académico do doutor, o Conselho de Veteranos decretou três dias de luto académico.
Em 1957, Polybio Serra e Silva formou-se na FMUC com média de dezoito. Doutorou-se na mesma faculdade em 1973 e acabou por sagrar-se professor catedrático em 1990. Tornou-se também diretor dos Serviços de Medicina II dos Hospitais da Universidade da Coimbra (H.U.C.) em 1976, onde desempenhou funções até à sua jubilação, em 1998.
Aclamado como um dos grandes antigos academistas de Coimbra, Polybio Serra e Silva conheceu várias das facetas da casa durante os seus anos de estudante. O natural de Penacova foi vice-presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra, bem como presidente da Tuna Académica da UC e da Comissão Central da Queima das Fitas. Em 1954, participou na Tomada da Bastilha, que levou à fundação do atual edifício sede da AAC.
O velório realizou-se hoje às 16:30 na Capela da UC. A missa de corpo presente vai ser celebrada amanhã, pelas 10:00, antes de o corpo seguir para o Crematório de Taveiro.
