Ensino Superior

“EU Carrers Ambassadors” dá a conhecer projeto

Fotografia cedida por Catarina Fernandes Leite

Candidaturas vão abrir no início do próximo ano. Projeto visa tornar União Europeia mais acessível aos estudantes portugueses. Por Luísa Macedo Mendonça

A European Personnel Selection Office (EPSO), organismo responsável pela contratação de pessoas para instituições europeias, tem vindo a desenvolver um projeto junto de algumas universidades, entre as quais a Universidade de Coimbra (UC). Este consiste na procura de um Embaixador das Carreiras Europeias, neste caso, da UC. O projeto denomina-se “EU Carrers Ambassadors” e visa encontrar pessoas para divulgar oportunidades de estágio e de carreira europeias com a finalidade de chamar mais portugueses para a União Europeia (UE). Cada instituição tem a possibilidade de eleger um representante caso deseje ser parte ativa no projeto.

De acordo com Catarina Fernandes Leite, atual embaixadora do projeto pela UC, esta é “uma excelente oportunidade para as pessoas se sentirem mais próximas da UE e da cidadania europeia”. As candidaturas para o próximo mandato vão ter lugar no início de 2023 para iniciar funções no final do ano. “O processo de candidatura é simples e acessível a qualquer estudante da UC”, como indica a representante. O embaixador que for escolhido vai ter, entretanto, duas formações em Bruxelas, uma no início do mandato, outra em março, nas quais “se juntam os embaixadores de todas as universidades envolvidas, que vão frequentar palestras na Comissão e Parlamento europeu, assim como na direção da EPSO”, de acordo com Catarina Leite. As formações vão ser financiadas, pelo que os candidatos escolhidos não vão ter custos nesse âmbito.

A embaixadora realçou ainda os benefícios que o projeto pode ter para os estudantes envolvidos. Os participantes nas atividades vão poder ter, “em primeira mão, alguém que lhes esclareça as dúvidas acerca do processo de seleção, estágios e oportunidades de emprego mais adequadas à sua área de formação”. Já os embaixadores vão poder ter a oportunidade de entrar em contacto com os representantes portugueses da Comissão e Parlamento europeu, assim como com os da EPSO. Para além disso, a representante mencionou a possibilidade de realização de ‘networking’ com os escolhidos das outras universidades europeias envolvidas.

Algumas das vantagens destacadas por Catarina Leite são o desenvolvimento de ‘soft skills’ como falar em público e gerir um e-mail ou uma rede social. “Todas as competências que adquirimos por estarmos por detrás das sessões também são muito enriquecedoras”, comenta a representante. Declara ainda que o projeto visa fazer com que as “pessoas se sintam mais próximas da UE e, para além de cidadãos portugueses, cidadãos europeus”. “Bruxelas não está assim tão longe, é acessível a todos nós”, remata.

Em termos de adesão ao projeto, a embaixadora mostrou o desejo de “chegar a mais pessoas”, uma vez que considera haver “muita gente que não conhece sequer a oportunidade na UC”. A divulgação costuma ser feita, de um modo geral, através dos núcleos de estudantes e de “outras entidades das faculdades que se mostram disponíveis”, indica Catarina Fernandes Leite. Para além de divulgar, os núcleos fazem um trabalho de receção e inclusão do projeto em feiras de emprego, como lembrou a representante. Neste âmbito, o projeto conta também com a ajuda do Centro de Informação Europeia Jacques Delors, que se mostra “disponível para colaborar e trazer um dos seus representantes às atividades para ter outra pessoa com mais experiência a ajudar e esclarecer as dúvidas dos vários estudantes”, conclui a embaixadora do projeto.

To Top