Iniciativa é organizada por programa “Cuida-te+”, do IPDJ. Atividades são divididas em duas sessões. Por Daniel Oliveira
O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) vai realizar em Coimbra, dia 13 de outubro, um “dia aberto”, que consiste num conjunto de atividades com vista a promover a saúde mental dos jovens. Segundo a coordenadora-geral do programa “Cuida-te+” do IPDJ, Natacha Torres da Silva, vão ser feitas tertúlias sobre saúde mental, debates, jogos interativos, entre outros.
A iniciativa, que tem decorrido noutros locais do país, teve início a 11 de outubro e termina no dia 19. Os “dias abertos” seguem a comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental, que foi assinalado a 10 de outubro. Esta é uma data que começou a ser celebrada em 1992, e na atualidade é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde.
Em Portugal, o programa “Cuida-te+” dinamiza o dia. Natacha Torres da Silva afirmou que a iniciativa queria “colocar em evidência o trabalho feito por psicólogos em ano profissional júnior, que estão neste momento a fazer estágio para a Ordem dos Psicólogos Portugueses”. A equipa, composta por 19 elementos, colabora com a IPDJ através da Aventura Social – Associação, que é responsável “pelo suporte técnico e metodológico e também da supervisão deste conjunto de psicólogos”, explicitou a coordenadora-geral do “Cuida-te+”.
Natacha Torres da Silva explica que a iniciativa da IPDJ é dedicada a pessoas entre os 12 e os 25 anos, e “assenta na autodeterminação dos jovens face à sua saúde”. Para isso, o programa conta com três dispositivos de acesso direto, “porque os jovens são donos da sua vontade em relação à sua saúde”, e três dispositivos de acesso indireto, “que pressupõem uma candidatura de entidades que trabalhem com jovens e que estejam interessadas que estes beneficiem das medidas do programa”, desenvolve a coordenadora-geral.
Em relação aos dispositivos de acesso direto, o primeiro engloba 19 gabinetes de saúde juvenil, denominados “Lojas Ponto JA”, onde se presta “aconselhamento e seguimento a jovens de forma gratuita”, descreve Natacha Torres da Silva. Refere também a ferramenta “coloca aqui as tuas dúvidas”, do portal da IPDJ, em que é possível, “de forma anónima, colocar questões sobre saúde juvenil”. Por último, a coordenadora-geral do “Cuida-te+” menciona a “Sexualidade em Linha”, que é “uma linha telefónica gratuita, com uma equipa especializada na área”.
Quanto aos dispositivos de acesso indireto, são promovidas ações de sensibilização e divulgação, que, de acordo com Natacha Torres da Silva, são efetuadas por carrinhas apetrechadas, que vão a locais frequentados por jovens. A coordenadora do projeto da IPDJ acrescenta que também abordam, através de teatro, música e desporto, as 4 áreas de intervenção do programa (saúde mental, saúde sexual, comportamentos aditivos e alimentação e atividade física) e dinamizam ações formativas para pessoas “que intervêm com jovens dentro da área da saúde mental”.
O “dia aberto” em Coimbra vai ter lugar na Loja Ponto JA do concelho. As atividades vão ser promovidas em duas sessões. A primeira ocorre entre as 10 horas e as 11h30, enquanto a segunda começa às 15 horas e termina às 16h30.
