Cultura

Arquivo de Arquitetura da UC expõe mostra na Casa Museu Bissaya Barreto

Clara Neto

Exposição “Ter Presente – Arquiteturas em Arquivo” inaugurada no passado dia 20. Mostra segue, por ordem cronológica, desenhos técnicos, projetos, e maquetes que constituem Arquivo de Arquitetura da Universidade de Coimbra (AAUC). Por Clara Neto

Os dois principais objetivos da iniciativa passam por recordar a importância de alguns artistas para a arquitetura portuguesa e conimbricense, e agradecer a sua colaboração com o AAUC. Para além disso, Nuno Correia, curador e docente do Departamento de Arquitetura da UC, revela que um dos propósitos da mostra está em compreender e “debater os desafios que se colocam no presente”.

O docente reconhece que é “inevitável colocar no centro do debate arquitetónico a discussão sobre a sustentabilidade das cidades”. Acrescenta, ainda, que parece ser “inegável a necessidade de incorporar os conceitos de reabilitação e reutilização na renovação da cidade contemporânea”.

O AAUC viu o início do seu desenvolvimento há cinco anos e inclui no seu acervo projetos como a expansão da Casa das Andorinhas e a recuperação do Teatro Esther de Carvalho. Em “Ter Presente – Arquiteturas em Arquivo”, podem ser encontradas obras de sete arquitetos – Carlos de Almeida, Armando Alves Martins, Vasco Cunha, José Santiago Faria, João Eduardo Marta, José António Bandeirinha, Jorge Figueira e Solum, Construções de Coimbra.

A responsável da Casa Museu Bissaya Barreto, Marta Gama, explica que a mostra temporária enquadra-se na “vocação e no interesse da Casa Museu, e é uma forma de atrair públicos diferentes a visitar e revisitar o espaço”. A exposição vai se encontrar aberta ao público de terça-feira a sexta-feira, das 11h às 13h e das 15h às 18h, e no sábado, das 15h às 18h.

To Top