Ensino Superior

AAC recebe secretário de Estado da Juventude e do Desporto

Joana Carvalho

Necessidade de financiamento foi ponto de discussão durante visita de João Paulo Correia. João Caseiro garante que Plano Nacional para a Juventude vai ser analisado por DG/AAC. Por Joana Carvalho

O edifício sede da Associação Académica de Coimbra (AAC) recebeu na tarde do dia 19 de outubro o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia. A visita fez parte de um roteiro do dirigente político pela região centro do país. Além do secretário de Estado, esteve também presente Carlos Lopes, vereador da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) para a Juventude e Desporto, e a diretora regional do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), Catarina Durão.

João Paulo Correia afirma que o objetivo destas visitas é “conhecer o trabalho que é feito pelo IPDJ, mas também visitar as instituições mais representativas da região”, entre as quais a AAC. O secretário de Estado adianta que, em reunião com a Direção-Geral da AAC (DG/AAC), foram debatidas “as reivindicações que mais afetam os jovens estudantes”.

Foi também discutido o Plano Nacional para a Juventude, apresentado pelo governo no dia 18 de outubro, na qual constam “medidas a serem implementadas até 2024”. Estas propostas englobam questões como “o acesso ao Ensino Superior, as propinas, bolsas e alojamento estudantil”, segundo João Paulo Correia.

“A presença do secretário de Estado mostra que Coimbra e a AAC continuam a ter uma importância dentro das estratégias e dinâmicas do próprio governo”, comenta Carlos Lopes, vereador da CMC para a Juventude e Desporto. O representante do município salienta que, para além das matérias do desporto e da juventude, também tem sido discutido a questão da habitação, com um foco especial nas repúblicas, que é “um problema que preocupa”.

Carlos Lopes relembra que “Coimbra tem um microclima desportivo próprio”, pelo que também foram referidas na reunião algumas dificuldades sentidas nesse âmbito. O vereador refere que “as secções desportivas têm apoios que não são os desejáveis”, já que “grande parte é utilizada para questões do funcionamento diário”, como o pagamento de rendas aos espaços de treino. No entanto, adianta que o município “quer mudar o paradigma desses apoios”.  ~

João Caseiro, presidente da DG/AAC, considera que esta reunião, apesar de curta, foi “bastante produtiva, pois deu a oportunidade de mostrar ao secretário de Estado as preocupações internas e externas da AAC”. O dirigente associativo refere várias questões levantadas, entre as quais “a necessidade de um maior financiamento da casa” que, apesar de ser um dos maiores a nível nacional alocado a associações estudantis, “é insuficiente para a dimensão e continuidade do crescimento da AAC”.

Além disso, João Caseiro adianta que foram apresentados os “pilares do Plano Nacional para a Juventude”. O dirigente associativo considera que o plano se cruza em várias vertentes com o papel das associações académicas e garante que este vai ser analisado de forma profunda pela DG/AAC.

To Top