Ensino Superior

TvAAC alvo de ataque informático

CEDIDO PELA TVAAC

Programação encontra-se suspensa até segunda-feira. Vídeos antigos podem ficar perdidos para sempre. Por Fábio Torres

A tvAAC sofreu um ataque informático no seu canal de Youtube pelas 23 horas do dia 27 de setembro. O hacker (ou hackers) arquivou todos os vídeos existentes, alterou a fotografia de perfil (para uma do Elon Musk) e iniciou um direto com referências a criptomoedas.

Segundo o diretor de informação da tvAAC, Diogo Teles Mateus, membros da secção encontravam-se a editar um vídeo quando se depararam com a impossibilidade de entrar na conta de Youtube. De imediato, a equipa acabou com o direto e alterou todas as palavras-passe das redes sociais, até mesmo das que não sofreram danos.

Por volta das sete da manhã de hoje, dia 28 de setembro, o canal de Youtube voltou a ir abaixo, desta vez pela própria Google dado que, e de acordo com o e-mail que enviaram à tvAAC, o mesmo violou as regras de conduta. A secção já tentou entrar em contacto com a empresa norte-americana e, em princípio, vão receber uma resposta até dois dias úteis.

Dado este ataque informático, tanto o TvZine, o noticiário semanal da tvAAC, como o restante conteúdo programado para os dias 29 e 30 de setembro estão cancelados, pelo que a secção só deve voltar ao ativo no dia 3 de outubro. Diogo Teles Mateus refere que, caso a Google não reponha a conta até às 20 horas de segunda-feira, a secção vai criar um novo canal “nem que seja para continuar com a programação, até porque há a serenata e os programas da latada”.

O diretor de informação lamenta, no entanto, que, se a conta permanecer bloqueada, há a possibilidade dos vídeos anteriores a 2019 não voltarem a ver a luz do dia, visto que esses vídeos não se encontram gravados nos discos dos computadores. O mesmo alerta ainda que, pelo facto da Associação Académica de Coimbra ter “uma plataforma que trabalha com dados de estudantes e a proteção é muito pouca ou nenhuma”, a mesma tem que “pensar na proteção da casa e das secções”.

Fábio Torres
To Top