Prova permite inscrições até dia 18 de setembro. São esperados cerca de 200 participantes. Por Daniel Oliveira
Coimbra vai receber no dia 18 de setembro a Coimbra City Race, evento de orientação em que os participantes vão percorrer a cidade à procura de pontos nas zonas históricas, tais como Almedina, Sé Velha, entre outras. A prova foi apresentada em conferência de imprensa, no dia 8 deste mês, no pavilhão multidesportos Mário Mexia. Estiveram presentes o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Carlos Lopes, a presidente da Associação Desportiva do Mondego (ADM), Susana Reis, e o vice-presidente da ADM, Rui Mora.
De acordo com Susana Reis, a prova vai ter duas etapas. A primeira vai ter início às 10 horas, junto ao pavilhão multidesportos Mário Mexia e com partidas de dois em dois minutos, informou Rui Mora. Explicou que a etapa, pontuável para o circuito Portugal City Race, vai contar com 29 pontos de controlo, que devem ser encontrados e picados pela ordem correta, e vence o atleta que terminar no menor tempo possível.
A segunda etapa vai ter início às 16 horas, no Jardim da Sereia, acrescentou o vice-presidente da ADM. A contar para a Taça de Portugal em orientação pedestre, vai consistir na precisão: os atletas vão ter dez desafios, nos quais terão de escolher a baliza correta, isto com um tempo limite de 40 minutos, esclareceu Rui Mora.
Estão estipulados nove percursos para 17 escalões, dos quais três são abertos a qualquer pessoa interessada em participar, comunicou Susana Reis. A presidente da ADM sublinhou que os percursos vão variar consoante a idade dos inscritos, entre os oito e os 80 anos. Referiu ainda que o evento também vai incluir participantes com mobilidade reduzida e que os percursos, tempo e desafios vão ser os mesmos para esses atletas.
A taxa de inscrição para adultos (idade superior a 20 anos) é de cinco euros, enquanto para participantes com idade inferior a 21 anos é de três euros, frisou Susana Reis. Além de fornecer mapa, bússola, t-shirt e peitoral/dorsal a todos os atletas, a ADM vai oferecer ajuda aos menos experientes, com o auxílio de monitores. A presidente da associação reforçou que “a orientação é um desporto de família, para qualquer idade e componente física”.
A organização do evento espera cerca de 200 inscrições, e entre as já efetuadas incluem-se presenças de atletas oriundos de Espanha e França. Carlos Lopes afirmou que a prova é “uma oportunidade de o Município continuar a aposta que tem feito, nos últimos tempos, no desporto ligado ao ambiente, com características importantes do ponto de vista da atração turística, cultural e social”.
O vereador da CMC também referiu que a Coimbra City Race devia ter sido realizada em março de 2020, o que não foi possível devido à pandemia COVID-19. Segundo Susana Mora, estava previsto que a prova fosse pontuável para o circuito europeu de City Race, algo que não se vai concretizar. Apesar disso, o evento vai ser a décima primeira etapa de 16 do circuito nacional. A presidente da ADM mostrou interesse em voltar a realizar a prova no próximo ano, desta vez com a perspetiva de integrar o circuito europeu.
